Qui aurait pensé? Centre Pompidou em New Jersey!

Parece fakenews, mas é a mais pura verdade. Depois de Málaga, Bruxelas e Shangai, o Centre George Pompidou, icônico “museu de lata” de Paris, anuncia a abertura de uma filial em Jersey City, às margens do Hudson River. O endereço exato é o antigo Pathside Building na conhecida Journal Square, que fica a 30 minutos e 2.75 dólares do World Trade Center.

A abertura não deverá acontecer antes de 2024, mas promete transformar a assim chamada “outra margem do rio” em um novo ponto de atração para os milhões de visitantes/ano que Nova York recebe (só como referência, Jersey City fica bem mais perto do que The Cloisters).

O nome da instituição será Centre Pompidou X Jersey City. Verdade que parece um versus o outro, mas a divisão de tarefas foi tranquila: a França entra com a arte; os EUA entram com a renovação/manutenção do prédio e um fee anual.

E assim como a matriz parisiense, o Pompidou de New Jersey vai ser mais do que uma galeria de arte: a ideia é transformá-lo num centro cultural multidisciplinar com palestras, filmes e live performances. Sem falar na pegada educacional.

O abrindoobico fica torcendo para que até a abertura da nova instituição o novo normal já tenha voltado ao normal e todo mundo possa cruzar o Hudson por trem ou ferry com a maior tranquilidade. Eu sei que não estaremos cruzando o Sena, mas o que fazer?…

 

Compartilhar com:
Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.