Stieglitz colecionou. O Metropolitan expõe.

A exposição começou há pouco mais de uma semana e até ontem pelo menos ainda estava relativamente vazia. Mas essa moleza não vai durar, simplesmente porque a mostra é muito-muito boa. Estou falando de “Stieglitz and His Artists: Matisse to O’Keeffe”. Uma coleção que o Metropolitan Museum comprou em 1949, mas só agora decidiu mostrar por inteira. São centenas de obras que Alfred Stieglitz, o fotógrafo que descobriu, promoveu e esposou Georgia O’Keefe, reuniu ao longo da vida. E que obras! Foi Stieglitz, por exemplo, quem apresentou ao público americano nomes como Rodin, Cézanne, Picasso e Matisse.

Além de ser um mestre da fotografia, o grande mérito dele foi, num primeiro momento, promover a arte moderna européia. E depois, quando se apaixonou por Georgia, concentrar forças na arte moderna americana. E está tudo lá: são centenas de obras sala após sala, muitas delas praticamente desconhecidas do grande público. Fotografias, aquarelas, óleos, crayons, esculturas, etc, etc, com assinatura dos já citados monstros sagrados mais Toulouse Lautrec, Wassily Kandinsky, Arthur Dove, Charles Demuth, Paul Strand, Marius de Zayas, e uma  extensa lista de menos famosos mas não menos talentosos.

A mostra só vai até 2 de janeiro e, quanto mais perto do final do ano, mais difícil vai ser o acesso. Mais ainda com todas as novidades que o Metropolitan está apresentando. A principal delas? A nova galeria (com 15 salas!) dedicada à arte islâmica e que será inaugurada dia 1º de novembro. Fique atento! Como todos os anos, New York prepara-se para receber alguns milhões de turistas. Claro que sempre dá para entrar, mas você vai ter que curtir os quadros por cima do ombro do cidadão à sua frente…

Compartilhar com:
Comentários
  • Fico um tempo sem vir aqui e já está cheinho de boas novidades! Vontade de voltar!!

    Bjs! 😉

    15 de novembro, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.