Exposição de um quadro só. Imperdível.

Para comemorar os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, o Metropolitan Museum trouxe do Vaticano um de seus quadros menos famosos mas, ao mesmo tempo, mais revelador: “Saint Jerome Praying in the Wilderness”. Leonardo trabalhou na obra durante 25 anos: pintou, apagou, parou; retomou, pintou, apagou, parou… O fato é que algum significado especial a tela deveria ter, pois o mestre conservou-a com ele até o fim da vida.

Após sua morte, o quadro desapareceu. Quando se ouve falar dele de novo, já estamos no início do século XIX. Mas as peripécias não acabaram aí. Pouco tempo depois, a tela foi seccionada e vendida aos pedaços para render mais (você vai poder ver isso numa foto feita com luz oblíqua).

Felizmente as peças foram remontadas e o quadro voltou (como se costuma dizer) ao seu esplendor original. A mostra, para o público, abre a partir de amanhã. Você tem, portanto, o verão inteiro para ver algo diferente da Mona Lisa, da Santa Ceia, da Adoração dos Magos, do Salvator Mundi, etc. Uma tela work-in-progress cujo maior mérito é mostrar como trabalhava o genial Leonardo. E, de quebra, descobrir curiosidades como as impressões digitais do pintor.

No Met. Até 6 de outubro. Um quadro só. Inacabado. E, sim, com fila.

 

Compartilhar com:
Comentários
  • O Met é sempre um programa espetacular, mas a sua descriçao do St Jerome é tao genial que dá vontade da gente embarcar correndo…Vou me programar…

    15 de julho, 2019

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.