Uma mostra de livros. De 500 anos atrás.

A exposição de que eu vou falar fica bem pertinho da Apple da 5a. Avenida: são só 2 ruas para cima e 500 anos para trás. Como assim?! Pode deixar que explico tudo explicadinho: sabe a mudança que os tabletes provocaram no mercado do livro? Quinhentos anos atrás, aconteceu uma coisa semelhante. E é disso que trata a exposição.

 

O nome da mostra é Aldus Manutius – A Legacy More Lasting Than Bronze. E quem foi o senhor Aldus? Um tipógrafo da época em que Cabral estava chegando ao Brasil. Até aí, tudo bem. Mas sabe o que ele inventou? O livro de bolso! O famoso pocket book, que popularizou o hábito da leitura. Em vez dos gigantescos volumes do Gutemberg, livrinhos pequenos, práticos e lindos. E estão todos lá na exposição! Quer dizer, uma boa amostra deles.

 

Não espere encontrar filas, horas de espera, nada disso. É apenas uma sala com algumas dezenas de livros maravilhosos e em perfeito estado de conservação. Ah, sim, outra coisa que o Aldus inventou foi o itálico: a fonte inclinada que, segundo ele, servia para aproximar os livros impressos dos antigos manuscritos. É que, além de exímio tipógrafo, o rapaz era também um mestre do design tipográfico.

Repito: não espere uma mega-exposição. Mas é uma mostra, além de tudo grátis, que vale a pena ser vista. São os iPads, os Kindles… os e-readers de meio milênio atrás.

Compartilhar com:
Comentários
  • Livros de bolso são o máximo. Na adolescência, li muitos das edições de Ouro… Beijos.

    10 de março, 2015
  • Incrível o Aldus Manutius, que idéia genial . Mostra imperdível para os que adoram pocket books . E vc querida, sempre antenadissima.

    13 de março, 2015

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.