New York celebra Lorca.

De 5 de abril (que dia especial… 😉 ) até 21 de julho, The New York Public Library vai sediar a exposição Back Tomorrow: Frederico García Lorca / Poet in New York. 

Primeiro, é claro, tenho que responder a duas perguntas cujas respostas eu, pelo menos, não sabia até gora. Por que “Poet in New York”? E por que “Back Tomorrow”? Bem, “Poet em New York” porque Garcia Lorca morou em New York em 1929 e 1930 e escreveu um livro de versos exatamente com esse nome.

E por que “Back Tomorrow”? Porque, pouco antes de ser assassinado covardemente pelos asseclas de Franco, Garcia Lorca deixou o manuscrito na mesa de seu editor com um bilhete dizendo exatamente isso: Volto amanhã.

Além do texto original, que se julgava perdido, a exposição vai mostrar também fotos, desenhos, cartas, livros e objetos pessoais do poeta, incluindo seu passaporte. E, como se trata de uma celebração, o evento vai incluir também um concerto de Patti Smith que em 2010 ganhou o National Book Award for Nonfiction com o livro Just Kids, que documenta a relação dela com o fotógrafo Robert Mapplethorpe.

Anotem, que deverá valer a pena. Mesmo porque o poeta de “Verde que te quiero verde” achou New York um horror… 😯

[Foto Dreamstime® ]

Compartilhar com:
Comentários
  • Só pode ser presente de aniversário, né? 😉

    11 de março, 2013
  • Bela dica, vai ser bem no período em que estaremos na Big Apple.
    Aos interessados no assunto sugiro assistir antes da visita o filme Little Ashes, sobre este período e a “amizade” do Lorca e o Dali.
    http://www.youtube.com/watch?v=vLn3rDVxV44

    @GusBelli :*

    11 de março, 2013
  • Muito legal!!! Uma pena, mas não vou estar em New York nessa época. Já indiquei para a namorada do meu sobrinho e ela perguntou:
    -Malu, como vc descobre essas coisas???
    -Tenho uma amigona, do super Blog abrindoobico.com que sabe tudo de NY. Entra lá que vc vai aproveitar muito mais sua viagem para a Big Apple.:-)

    12 de março, 2013

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.