Não jogue fora sua Metrocard usada!

O MTA de New York (Metropolitan Transportation Authority) mudou um pouco as regras. Aí aproveitou e também mudou os preços. A partir de agora, o bilhete unitário  de metrô e ônibus passa a custar $ 2.75 com um aumento de 25 cents. Já a Metrocard mensal ilimitada passou de $ 104.00 para $ 112.00. Portanto, 8 obamas mais cara.

Na verdade, estava todo mundo esperando um aumento desde o final do ano passado. O que ninguém esperava entretanto era que, com o aumento, viesse também a novidade que conto agora: a Metrocard, que sempre foi grátis, passou a custar $ 1.00. Como assim?

Assim: vamos supor que você decida comprar uma Metrocard mensal. Em vez de $ 112.00, você vai desembolsar $ 113.00. O obama a mais é para pagar o plástico. Agora tem o seguinte: quando sua Metrocard acabar, você  pode fazer o refill sem pagar de novo pelo plástico! Mas, se jogar fora a dita cuja como faz todo mundo, aí não tem choro nem vela. Importante: Metrocard vencida ou danificada também pode ser reutilizada. É só apresentá-la no guichê.

Segundo o MTA, a ideia não é fazer mais dinheiro (embora vão fazer um montão 😯 ) mas sim evitar o desperdício e a poluição ambiental. Milhões de Metrocards, que poderiam ser recarregadas, são abandonadas diariamente no lixo, no chão, nos trilhos e por aí afora.

Acho que agora isso vai mudar. Afinal, um obama é sempre um obama… 😉

 

Compartilhar com:
Comentários
  • Nem acho tão ruim, já que muitos lugares já tem esse sistema e as vezes o cartãozinho custa bem mais caro, como o de Singapura 🙂
    Se o povo vai lembrar de guardar isso eu não sei!!! E dali obamas pro nosso bolso!!!
    bjão

    4 de março, 2013
  • E não é que eu tenho a minha Metrocard aqui, guardadinha…

    4 de março, 2013
  • Super certo!! Imagine se um terço dos mais de 10 milhões de passageiros transportados todos os dias no sistema da MTA jogarem seus metrocard no lixo (isso se forem parar mesmo dentro da lata do lixo).. Em um ano são mais de 1.2 bilhões de metrocards no lixo..
    No começo o pessoal pode até achar ruim e reclamar.. Mas em qualquer lugar civilizado isso já é uma prática comum.. Singapura como a Mirella bem lembrou é um exemplo típico.. Lá a passagem individual tem o adicional de 2 SGD.. E para quem é consumidor frequente paga 10-15 SGD por um cartão que pode ser bloqueado em caso de perda ou furto (coisa que virtualmente não existe lá rsrsr)
    Agora fiquei intrigado.. NY tem tudo que é tipo de maluco.. Vai que numa dessas o cara vem juntando metrocards usados a anos.. Agora ele teria ele uma pequena fortuna?!

    4 de março, 2013
  • Achei bem bom, eu recarreguei o meu quando estive aí!

    4 de março, 2013
  • Obrigada por nos avisar!
    Confesso que eu realmente gosto dessas iniciativas ecologicamente corretas! E, por sorte, tenho dois metrocards aqui em casa, que tinham virado souvenir!
    Finalmente uma vantagem em guardar tanta quinquilharia!

    E agora vou alertar a família, que vai pra NY semana que vem!

    🙂

    5 de março, 2013
  • Temos a nossa guardada, com 50 cents válidos até o final de 2013!

    5 de março, 2013
  • Legal saber! Gostei bastante. 🙂

    5 de março, 2013
  • Pelo visto não é só aqui no Brasil que se conscientiza as pessoas a partir do bolso.

    26 de março, 2013
  • Adorei, aquela porcaria de metrocard por tudo quanto era lugar me incomodava bastante…

    1 de maio, 2013
  • P/ quem tem o MetroCard antigo, nós apresentamos no guichê p/ recarregá-lo? Nas máquinas de auto-atendimento também funciona?

    17 de setembro, 2013

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.