De Mantegna a Matisse. E, de quebra, Van Gogh.

Não que a prática seja novidade, mas também não é tão comum os museus encavalarem duas atrações. Ou, falando um pouco mais sofisticadamente, é bastante raro que eles sobreponham duas mostras importantes. Não só por um problema logístico, mas também econômico. Por que faturar uma vez só se podem faturar duas, certo?

Ah, sim, tem sempre o bilhete múltiplo. Mas confesso que é desagradável ter que pagar duas vezes na mesma visita ao museu. Digo tudo isso só como introdução para o assunto que gerou o post: a Frick Collection está com duas exposições concomitantes: Mantegna to Matisse e Van Gogh.

Agora vou dar o nome das duas por extenso e falar um pouquinho de cada uma. Mantegna to Matisse: Master Drawings from the Courtauld Gallery. E aqui já tenho que abrir parênteses. Para quem não sabe ou não ligou uma coisa com a outra, a Courtauld Gallery de Londres na verdade é a Somerset House, um dos museus mais gracinhas do mundo com Impressionistas saindo pelo ladrão. Bem, mas voltando à Frick: são 58 desenhos de Michelangelo a Matisse, passando por Rembrandt, Goya, Daumier, etc.

A outra exposição é Vincent Van Gogh’s Portrait of a Peasant. Um peasant que inclusive tem nome: Patience Escalier. É só um quadro, mas é do Vincent… que fazer? Além disso, a obra pertence ao museu de Pasadena, na California. Quer dizer, muito mais prático você ver aqui. O Van Gogh só vai até 20 de janeiro. E Mantegna to Matisse, até o dia 27 do mesmo mês.

[Foto gentilmente surrupiada do site da Frick Collection]

Compartilhar com:
Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.