Paris fazendo escola…

Alguns anos atrás, o prefeito de New York visitou a França para conhecer a experiência parisiense com as bicicletas compartilhadas. Segundo ele, o sistema não seria adequado  para o traçado urbano de New York. E a coisa ficou por aí. Mas não é que, por algum motivo ou fato novo, o Bloomberg mudou de idéia? Em julho, as primeiras 420 dock-stations serão inaguradas em Manhattan.

No total, serão 600 bike-share stations, com um total de 10.000 bikes. A maior “frota” de bicicletas compartilhadas dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. Nas seguintes áreas: Midtown, Lower Manhattan, Brooklyn, e futuramente parte do Queens.

Como funciona? Infelizmente, via membership: você terá que pagar $ 95.00 por ano para poder usar as duas-rodas quantas vezes quiser, mas nunca mais de 45 minutos por vez. Superado esse tempo, o usuário terá que pagar extra.

Mas se é membership, não entendi como é que a coisa deverá funcionar para os turistas! Uma grande interrogação, enfim. Outra é a que vem dos moradores da ilha, já que as stations vão roubar ainda mais parking spaces.

Espero que tudo isso se resolva, pois a idéia é ótima e já provou que funciona em inúmeras cidades nos cinco continentes. Todo mundo pedalando, fazendo exercício, e poupando o planeta. Eu também entraria nessa mas, por mais que tenha pesquisado, ainda não encontrei confirmação de que triciclos também serão disponibilizados… 😉

Compartilhar com:
Comentários
  • Oi, Marcie!

    Ótima notícia, embora eu confesso que eu sou meio desastrada, e só de ver a galera andando de bike no meio de Sampa já me deixava agoniada (nas áreas em que tinha ciclovia tudo bem, as e as que não tinha?) que imagino o mesmo acontecendo por lá, NY, pelo menos por algumas ruas que eu passei com aquele mundaréu de carros…

    Ou seja, acho a iniciativa de botar mais bikes super pró-planeta, mas ainda acho que tem que vir outras coisas junto para tornar a idéia mais factível. A membership, como vc falou, extensível para turistas, lugares onde colocar estas bikes sem atrapalhar os estacionamentos.

    E, sobretudo, ciclovias e educação no transito… E esta última está em falta em todo o planeta!

    Adorei o post! 😉

    Bjos!

    14 de maio, 2012
  • Eles estão pensando em fazer ciclovia também? Acho Manhattan a cidade perfeita para as duas rodas, plana e compacta 🙂
    Aqui em Brisbane quando eles instalaram as bikes publicas, começou com um preço e hoje está muito mais acessível, com acesso via membership que vc pode fazer online ou retirar o cartão em algmas agências da cidade e prontinho. Mas a quantidade de tempo pode ser diário, semanal, mensal etc.
    Mais flexivel … acho que vc me deu ideia para um post eheheh
    bjo
    PS: Ma, tenta ver a width da caixa de comentários, está maior que o que aparece pra gente, quando estamos escrevendo, e para frases longas (como essa, eu não consigo ver uma parte)…

    14 de maio, 2012
  • A idéia de bikes nas cidades é sempre boa e até aqui no Rio ( que é uma zona pra qualquer coisa!) está dando certo.
    Confesso que achei as ciclovias de NY super estreitas e que ficaria morrendo de medo, mas vamos ver como fica.

    14 de maio, 2012
  • Eba! Tomara que seja um sucesso, aqui em Londres a moda já pegou também! =)

    15 de maio, 2012
  • Oi Marcie,
    estou tentando achar por aqui algum lugar que possa buscar informações sobre alguel por temporada em NY. Vi um comentário seu de 2011 no site viagem na viagem, dizendo que a tal lei não tinha pegado muito. Gostaria de mais informações. Eu e minha esposa estamos indo por lá (ou aí, se vc está em NY) e estamos pensando em alugar um apto. Porém estamos um pouco preocupados quanto a esse detalhe. Estamos vendo pela Airbnb. Você recomenda? Mais uma vez desculpe por usar este post. Se puder mande um email para contato. Se estiver em NY, gostaria de buscar algumas dicas.
    Muito obrigado!

    15 de maio, 2012
  • Oi Marcie,
    estou tentando achar por aqui algum lugar que possa buscar informações sobre aluguel por temporada em NY. Vi um comentário seu de 2011 no site viagem na viagem, dizendo que a tal lei não tinha pegado muito. Gostaria de mais informações. Eu e minha esposa estamos indo por lá (ou aí, se vc está em NY) e estamos pensando em alugar um apto. Porém estamos um pouco preocupados quanto a esse detalhe. Estamos vendo pela Airbnb. Você recomenda? Mais uma vez desculpe por usar este post. Se puder mande um email para contato. Se estiver em NY, gostaria de buscar algumas dicas.
    Muito obrigado!

    15 de maio, 2012
  • Todo mundo andando de bike, menos eu que sou “desequilibrada”… 😉

    15 de maio, 2012
  • Muito obrigado Marcie! Fiquei mais animado.

    Voltarei para abrir o bico mais vezes!

    Fernando

    16 de maio, 2012
  • Oi Marcie, tudo bem? É a primeira vez que vou à NY com meu esposo. Estamos ansiosos, porque vamos sem pacote, sem guia, só com suas dicas e de outros blogs indicados aqui. Você teria algum roteiro dia-a-dia para nos indicar, a melhor forma de comprar ingressos, reservar restaurantes, essas coisas. Somos viajantes, andantes, gostamos de passear, comer bem, visitar lugares, cultura etc. Somos fáceis de nos adaptar, mas confesso que estou com receio de não saber aproveitar bem os 7 dias que temos para ficar lá. Desde já agradeço a sua atenção. Parabéns, seu blog é ótimo!

    29 de maio, 2012
  • Que legaaaaal, adorei o post!!!!

    Delícia poder andar por Paris andando de bicicleta.

    Parabéns!

    10 de maio, 2016

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.