New York: o lixo e o luxo.

O verão começou com tudo em New York. E o que me faz concluir isso, mesmo que eu fosse imune à subida do mercúrio – coisa que infelizmente não sou! – dizia, o que me faz concluir isso é a sujeira que já se acumula nos pontos mais frequentados da cidade. Ontem, por exemplo, fui ao teatro. Theatre District, portanto. Ou, mais popularmente, Times Square. Bom, além das zilhões de pessoas circulando na área, já estava lá, indefectível, uma das dezenas de feirinhas de verão. O estado em que se encontrava a rua, em torno de 7 da noite, era indescritível. Os containers de lixo nas esquinas, então, eram  montes de lixo com um container dentro…

Não quero dar uma de patrulheira, mas é impossível evitar comparações. E não precisa escolher muito, não. São Paulo, Tóquio, Paris, Madri, Lisboa, etc, etc. Qualquer uma dessas capitais dá banho numa comparação com a Grande e Suja Maçã. Sim, eu sei que receber mais de 10 milhões de commuters por dia não é fácil. Sim, eu sei que receber mais de 50 milhões de turistas por ano não é fácil. Mas sei também que a grana que esse pessoal todo põe aqui seria mais do que suficiente para manter a casa em ordem. Ou melhor,  a casa limpa. Sem falar na grana preta que a gente paga de imposto.

Manhattan infelizmente é isso: a limpeza imaculada de certas áreas (vai-se entender por que…) alternando com a imúndicie de várias outras. Às vezes, ando de manhã em Sutton Place, perto da casa do secretário geral da ONU. Me pergunte se tem sujeira na rua? Não só está sempre tudo limpo como a gente ainda cruza com garis de vassoura e aspirador nas mãos. Então, seo Bloomberg, é só levar esse serviço para as áreas que mais precisam! Ah, sim, aproveite e dê uma geral no metrô também.

New York sem dúvida continua a ser a capital do mundo, ainda transbordando de luxo em várias áreas. Mas o desleixo tem aumentado e infelizmente não dá mais para esconder embaixo do tapete. Feio isso. Mais ainda para um prefeito bilionário que está cumprindo seu terceiro (exato, terceiro) mandato. Acorde, seo mayor! 😯

Compartilhar com:
Tags
Comentários
  • choca!

    13 de maio, 2012
  • Ah, justo agora que estávamos planejando dar um pulinho até a maçã…
    Certeza que “naquele andar” da Macy’s tudo vai estar limpinho, né?

    13 de maio, 2012
  • Caramba, Marcie? Isso é sério mesmo?
    Nunca pensei que esse tipo de problema fosse ocorrer aí em NY. Uma pena mesmo.

    13 de maio, 2012
  • Uma coisa que eu me impressionei em NY realmente foi a sujeira em certas partes da cidade.
    E engraçado ver que alguns lugares sao imaculados e outros imundos mesmo (tirando o metrô sujão de sempre! rsrs).

    14 de maio, 2012

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.