The Steins collect: já vi duas vezes. E vou ver mais…
Por circunstâncias (estava lá a trabalho) vi esta exposição no MOMA de San Francisco. Por circusntâncias de novo, vi a mesma exposição no Grand Palais em Paris. E menos circunstancialmente (pois moro aqui) vou vê-la pela terceira vez no Metropolitan de New York.
Como o nome diz, trata-se do acervo que Gertrude Stein (sim, a Kathy Bates do Midnight in Paris ) amealhou na famosíssima permanência dela em Paris. Amiga de Deus e todo mundo, a moça (por assim dizer) estava na hora certa, no lugar certo. Além disso, monstruosamente culta e avançada para a época, tinha um tremendo olho clínico para arte. Só para dar uma idéia de sua capacidade de visão, cito duas de suas “descobertas”: Picasso e Matisse.
Mas a lista de amigos e agregados que frequentaram o apartamento do casal Gertrude Stein e Alice Toklas vai muito além: Georges Braque, André Derain, Henri Rousseau, Guillaume Appolinaire, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald… meu Deus! Ah, sim, e sabem onde ficava o citado apartamento? Em frente ao prédio da Aliança Francesa: 27, Rue de Fleurus.
Bom, mas voltando à exposição: o foco são os trabalhos de Matisse e Picasso, mas a mostra também tem um caminhão de outros mestres. De Bonnard a Maurice Denis, passando por Juan Gris, Francis Picabia, etc. Além de extensa memorabília cobrindo a carreira literária de Gertrude. Que escrevia torrencialmente, mas continua mais conhecida por uma única obra: Autobiografia de Alice B. Toklas. Dizem os iniciados que a moça mentiu um pouquinho aqui e ali mas, tendo vivido o que ela viveu, acho que até dá para desculpar.
Anotem aí, então: de 28 de fevereiro a 3 de junho, no Metropolitan. Seguramente com direito a filas…
Tania Ziert Baiao
/
Vi em Paris. Certamente foi a melhor exposição da última década!
24 de fevereiro, 2012abrindoobico / Author
/
😉
26 de fevereiro, 2012Mariana
/
Oi Marcie,
Sabe me dizer se o citypass serve
2 de março, 2012para estas exposições temporárias ou se devo reservar a parte? Irei em maio. Obrigada.
abrindoobico / Author
/
Com o citypass não só você vai furar fila, Mariana, mas vai ter acesso, sim, às exposições temporárias.
Veja aqui para todos os detalhes: http://www.citypass.com/new-york
Volte sempre para abrir o bico! 😉
4 de março, 2012Tania Pereyra
/
Marcie,
8 de março, 2012Fui terca na exposicao e esta super bem montada. Nao sei se esta do mesmo jeito que em Paris e SF, mas achei super didatica. Fui na hora do almoco e estava um pouco cheia, mas sem filas. Deu pra olhar com tranquilidade. Bjs.