New York é “um barato”!

Dedico este post aos queridos Denise Mustafa e Claudio Sena que desembarcam na Big Apple nos próximos dias.

Se você está lendo este texto com a esperança de descobrir lugares novos e descolados para passar as festas em NY, sugiro que você pare por aqui.

Mas se a idéia é saber como curtir a cidade com os olhos e não com o cartão de crédito, você está no lugar certo.

Na minha opinião, e na de alguns milhões de outras pessoas, o fim de ano é quando New York dá o melhor de si. Exigindo, é claro, a respectiva contrapartida que é fazer você levar a mão ao bolso o mais frequentemente possível. Mas que ela fica bonita, isso fica: toda enfeitada só esperando você chegar. Você e o Papai Noel, obviamente.

De qualquer maneira, como disse lá em cima, o objetivo deste post é fazer com que sua mão e seu bolso se encontrem só de vez em quando. Então vamos começar: para entrar no clima, recomendo um passeio na 5a. Avenida, começando no cruzamento da 57th street, onde está pendurado o floco de neve mais conhecido do mundo. Caminhando no sentido do tráfego, curta as luzinhas e as vitrines das lojas. Uma paradinha no Rockefeller Center, para ver a árvore da NBC, é necessária. E para registrar na sua agenda que você não pode deixar de esquiar também.

Aí aproveite que ainda não é a noite de Natal nem de Ano Novo e dê uma entradinha para conhecer a St. Patrick’s Cathedral. Saindo desse templo, pare num dos mais tradicionais templos de consumo da cidade, a Saks 5th Avenue, e limite-se a ver as lindas montagens natalinas das vitrines.

Continuando na 5a. você chegará ao Bryant Park, que é um dos mais charmosos da cidade. Ele fica atrás do imponente prédio da New York Library e, nessa época do ano, hospeda a feirinha de Natal mais simpática da ilha. Sei que alguns irão questionar essa afirmação, defendendo o mercadinho da Union Square. Nenhum problema. Mas com minha longa experiência de colecionadora de Papai Noel, sustento categoricamente:  a feirinha do Bryant Park é melhor!

Depois de curtir as várias barraquinhas, saia pela 42nd Street, direção west, e ande até o coração da cidade: o Times Square. Ali, pare um momento para relembrar as dezenas de filmes que usaram este cenário e sinta-se mais próximo de todos eles.

Curiosamente, entretanto, o que você não vai econtrar na iluminação feérica do pedaço é  Papai Noel. E, como a essa altura do campeonato você já percebeu que tenho uma  certa queda pelo velhinho, sugiro visitarmos outra freguesia. O que pode perfeitamente ser feito no dia seguinte: alugue uma bicicleta e vá passear no Central Park. Com sorte (ou azar, pois escorrega pra burro) terá nevado e você poderá curtir o lençol branco que mamãe natureza providenciou.

Saindo do parque, vá até o Lincoln Center. Além de respirar arte, você poderá visitar a feirinha, a lojinha (lojinha é modo de dizer), sentar displicentemente na rampa que se sobrepõe ao novo restaurante e, como não?, clicar fotos e mais fotos.

E como até agora você foi muito contido nos gastos, sugiro uma escalada ao Top of the Rock para uma das vistas mais bonitas da cidade. E, antes que alguém pergunte, já adianto a resposta: sim, eu prefiro o Top of the Rock ao Empire State. Mas claro que é uma questão de gosto pessoal. Sem citar o fato de poder comprar pela internet e reservar horário, em vez de ficar hooooras esperando na fila e no frio…

Citei meia dúzia de lugares, manjados como se costuma dizer, mas que ninguém se cansa de visitar. Além deles, é claro, existem infindáveis alternativas do que fazer nessa que é a capital do mundo. Meio abatida pela crise, é verdade, mas sempre capital.

E se, em suas caminhadas, você encontrar o Papai Noel, não esqueça de perguntar se ele já recebeu minha cartinha. E me avise, é claro…

Compartilhar com:
Comentários
  • aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    22 de dezembro, 2011
  • uai, não saiu o resto do meu comentário? =/

    22 de dezembro, 2011
  • Eu ainda preciso ir a NYC em dezembro, pra poder curtir a decoração e o clima de Natal… Mas estarei aí em fevereiro, Marcie!!! 😉

    22 de dezembro, 2011
  • (de novo)
    aiiiiiiiiii! eu tô numa ansiedade sem tamanho pra te dar um abraço apertado, queridona. e poder curtir todas essas lindezas com vc!
    nossa ida prai foi o presente que Papai Noel nos deu!
    até já!
    beijos beijos!

    22 de dezembro, 2011
  • Não sei se algum dia vou ter coragem de me aventurar no inverno super rigoroso de NY, mas a cidade deve ficar o máximo toda decorada para o Natal. Beijos!

    22 de dezembro, 2011
  • Também fico com o Top of The Rock, mas da dó de gastar essa grana! Hehe Mas a primeira vez tem que ir! Chego ai dia 28 🙂

    22 de dezembro, 2011
  • Ahhh, é basico mas é lindo esse roteiro! Acabei de voltar mas so de ler isso morri de saudades de novo!

    22 de dezembro, 2011
  • Que lindo este post Marcie, amei!
    Bem, não estarei aí no Natal para ver todas essas coisas lindas que vc falou, mas acho que em Fev vou ver coisas legais tbm. Queria te conhecer, a Mirella e todos falam muito bem de vc. Bjokas
    Vivi

    22 de dezembro, 2011
  • Lindo mesmo esse post. Você faz com que as coisas “manjadas” fiquem originais.
    Dá vontade de ir correndo praí e fazer tudo o que você diz… menos andar de bike, que isso não é pro meu bico!

    24 de dezembro, 2011
  • Amei muito este post 🙂

    24 de dezembro, 2011
  • Ai, que saudades!!! Meu Natal em NY em 2008 foi um dos mais lindos EVAH. Concordo total que a cidade nessa época de festas fica linda, mágica e sedutora como nunca. Vontade louca de voltar. Aproveitem muito, PellicanTur! :mrgreen:

    26 de dezembro, 2011
  • Entre u mpasseio e outro chocolate quente para aquecer o corpo, pois a alma já stará bem servida.

    26 de dezembro, 2011
  • Oi, Marcie. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com 🙂

    Beijos,
    Bóia.

    26 de dezembro, 2011
  • Ainda não foi desta vez (na verdade, não sei ainda quando será) mas, necessito ir a NY nesta época!

    Bj.

    27 de dezembro, 2011
  • Não tem nehum restaurante-cubo por aí, não? 🙂

    Feliz Ano Novo pra vocês e todos que passam por aqui.

    Bjs em todos e de todos.

    31 de dezembro, 2011
  • Feliz 2012!

    31 de dezembro, 2011
  • Eu só passei o Natal longe daqui uma vez e vivo ensaiando dar uma fugida de novo. Ah, se fosse possível saber quando o inverno vai ser ligar como este …
    😉
    Taí um rotirinho básico e lindo, feito com carinho!

    1 de janeiro, 2012

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.