Não perca a exposição Do-It-Yourself.

Poucos meses atrás, o Metropolitan de New York organizou uma mostra chamada Rooms With a View. Que não era nada mais do que algumas dezenas de quadros reunidos a partir de um critério muito claro: as obras deveriam conter uma janela como parte da composição. Simples, não é? Obviamente, é assim que nascem as exposições: o curador juntando arte com marketing. Acabei de ver no Musée du Luxembourg a mostra Cezanne em Paris. Que não era nada mais do que a reunião dos quadros que o mestre pintou na capital da França. De novo, muito simples. Uma idéia seguida de muito esforço de produção: ir buscar todas as obras de Cezanne espalhadas pelo mundo. Mas conseguiram, como sempre conseguem. A mostra não era grande, mas tinha telas do mundo inteiro: de outros museus e também de coleções particulares. Ah, sim, tinha até duas do MASP. Lindas, por sinal.

Estou dizendo tudo isso porque, mesmo que Rooms With a View já não esteja mais em cartaz, você pode ir ao Metropolitan e organizar sua própria exposição. Dá mais trabalho, você vai ter que andar um pouco mais, mas o resultado sem dúvida vai ser mais gratificante. Eu particularmente sou chegada em quadros com janela e, sempre que tenho tempo, organizo minha própria mostra: vou ao Metropolitan e percorro as obras com esse tema. Me detenho muita mais, é claro, no pavilhão dos impressionistas, aí incluídos também os prés e os pós. Amo acima de tudo o Bonnard com suas janelas maravilhosas, mas babo também com uma longa lista de outros – começando, é claro, do Vermeer. E não é porque o Colin Firth o interpretou no Girl with a Pearl Ring

Bom, fica aqui a sugestão. Sempre que você passar num grande museu, tente uma mostra do-it-yourself. Escolha o critério (vale até natureza morta) e vá em frente. É muito legal, palavra de quem já acumulou vários anos de janela.

Compartilhar com:
Comentários
  • Marcie, adorei essa idéia. Amo quadros com janelas, portas e também portões.
    Espero logo logo organizar minha própria exposição. Você sempre nos surpreende…

    10 de novembro, 2011
  • Que graça, Marcie! 🙂 Adorei! Post poético, fechando com Colin Firth e Vermeer!! 😉

    15 de novembro, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.