Davi continua desafiando Golias. Ainda bem!

Apesar das Barnes & Noble da vida; apesar do Kindle; apesar do Ipad; apesar do fechamento de ícones como a Madison Avenue Bookshop ou a Gotham Book Mart, as pequenas e independentes livrarias de New York continuam, não só alive and kicking, como também pipocando em vários pontos. A mais festejada delas, que (falha imperdoável!) ainda não conheço, é a Greenlight Bookstore, na badaladíssima Fulton Street do Brooklyn. Com design do arquiteto Frederick Tang, a Greenlight ainda tem a vantagem de estar cercada de autores por todos os lados (exato, quase todos moram no pedaço).

As outras livrarias também não ficam para trás em charme e conteúdo: a Book Culture, na Broadway com a 14; a Posman Books, no Chelsea Market (filial da da Grand Central Station); a Idlewild, na 19 com a 5a., especializada (olhaí, pessoal!) em livros de viagem que não têm nada a ver com os surrados guias que a gente encontra nas mastodônticas B&N ou Borders; a P.S. Bookshop, que fica “embaixo” da Brooklyn Bridge (Front Street); e uma pá de outros nomes.

Vale mencionar também duas ou três honrosas sobreviventes da época em que o destino das pequenas livrarias parecia ser o inapelável fechamento: a Crawford Doyle, que fica a dois quarteirões do Eat (quer dizer, você pode fazer felizes seu paladar e seu intelecto); a Shakespeare, na Lexington e também na Broadway; e a St. Marks (talvez minha preferida) na 3a. Avenida, entre a 8 e a 9.  E obviamente a Strand, que dispensa apresentação.

Claro que a Apple e a Century 21 vão continuar a ser os principais destinos das hordas e hordas de turistas que despencam na cidade. Mas, podendo abrir um espacinho na agenda, acho que vale a pena uma visita a uma livraria independente. Claro que não dá para eliminar os golias do livro; mas os davis felizmente vão continuar incomodando.

Compartilhar com:
Comentários
  • Oba! Listinha de Davis a visitar na proxima ida a NY devidamente atualizada! 😉

    15 de agosto, 2010
  • Ah como eu sinto falta disso por aqui! Nessa ilha pequenina eu chego a ficar feliz quando encontro uma Borders pelo caminho…

    15 de agosto, 2010
  • Imposível não lembrar do “You’ve got mail”!! 🙂

    Lista excelente!!

    15 de agosto, 2010
  • Adorei as dicas. Quem sabe em abril eu não passe por uma delas? 😀 😀

    16 de agosto, 2010
  • Amei Marcie!! Vou acrescentar uma a esta lista, a Kitchens Arts & Letters (http://www.kitchenartsandletters.com/), especializada em livros para gourmets. Hummm…. 🙂 Bjs!

    16 de agosto, 2010
  • Não há chance de eu ir a NYC e não passar na Strand Books. Mesmo na mais corrida das viagens. E agora parece que a Idlewild também vai entrar na história…

    16 de agosto, 2010

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.