O dia em que o azul-e-vermelho vira verde-e-amarelo.

O Brazilian Day New York está completando exatos 25 anos. Trata-se da única festa étnica na cidade que não é um desfile – todas as outras são “parades”: gente desfilando correndinho pela rua. O Brazilian Day, não. Na qualidade de standing party, ele ocupa a 6a. Avenida desde a 42 até a 57. Passando, é claro, pela Little Brazil – o reduto brasileiro da rua 46.

Tendo como gancho a comemoração do 7 de setembro, essa mega-festa reúne mais de 1 milhão de brazucas, vindos não só do assim chamado tri-state (New York, New Jersey e Connecticut) mas de pontos mais distantes do país inteiro.

Na verdade, são duas festas. Da 46 pra cima, uma street fair com tudo o que você possa imaginar em termos de comida, bebida e bugiganga. Da 46 pra baixo um mar de gente assistindo ao show num palco, montado na altura da 43, que ocupa toda a extensão da avenida. Nesse palco, esse ano vão desfilar Marcelo D2, Arlindo Cruz, Alcione, Victor e Leo, e Elba Ramalho.

Como vocês podem imaginar, é muita emoção para a comunidade brasileira – principalmente para os indocumentados que, por não poderem deixar o país, matam a saudade na avenida.

Anote aí: se você passar por New York no primeiro domingo de setembro, não deixe de passar na 6a Avenida. Você vai ver que não há nada parecido com o Brazilian Day New York. Nem no Brazil nem no mundo.

Compartilhar com:
Comentários
  • Nossa, Marcie, to passada… nao imaginei que fosse tao legal, devia ter dado um pulo la! Fica pra proxima 🙂

    6 de setembro, 2009
  • Marcie, a festa hoje deve ter sido muito legal ainda mais com nosso comandante como companhia.
    Sabe, comprei o livro do Ciro na Livraria Cultura e simplesmente adorei. Levei para a Praia do Forte e não poderia ter sido mais apropriado pois, realmente, ” A última coisa que eu pretendo fazer ma vida é morrer”. Quando vcs estiverem em São Paulo vou levar para o Ciro autografar, posso?

    7 de setembro, 2009
  • Domingo, ontem, foi meu último dia em NY e ao passar pela Quinta Avenida fiquei impressionada com um número enorme de turistas, de várias nacionalidades vestidas com a camisa do Brasil, comendo e dançando, na maior alegria. Achei muito boa a receptividade dos estrangeiros.

    7 de setembro, 2009
  • Ah se dá para matar a saudade quando se está muito tempo longe de casa!

    Música e comida brasileira junto é bom demais!!

    Bjo!

    8 de setembro, 2009
    • Que honra! Obrigada pela visita, Marcio.

      9 de setembro, 2009
  • OI Marcie!
    Sempre leio seu blog e tô montando um roteiro pra minha viagem em NY.
    Chego dia 03/10 (vindod e trem, de Montreal) e fico até 7/10. Só pra ter um gostinho =D

    Vou viajar sozinha, e queria sua ajuda. O que voce recomenda para epssoas que viajam sozinha? Qual melhor lugar pra ficar? Times Square? Upper West Side? Quais são os programas “imperdíveis” pra quem vai pela primeira vez pra NY?

    Se puder me ajudar, ficaria mto grata!

    Abraços,

    Dani

    9 de setembro, 2009
    • Dani,
      Eu gosto muito de viajar sozinha, e não sinto nenhuma restrição em lugar nenhum. Ando sempre com um livro na bolsa, mas quase nunca abro pois acho que observar as pessoas sempre é um aprendizado dos hábitos locais.
      Como você fica pouquinho tempo, sugiro um hotel mais central. Times Square é uma boa dica se você não tem nada contra movimento e barulho.
      Eu acho que seria legal você fazer um daqueles passeios hop-on-hop-off para dar uma geral na cidade e se localizar, para então voltar com calma aos lugares que você mais gostar.
      Dê uma olhada no http://www.viagenaviagem.com – cheio de dicas de NY!
      Abra o bico se eu puder ajudar.

      9 de setembro, 2009
  • Marcie, que post lindo!
    Fiquei superfeliz em saber que o Brazilian Day é a única festa literal! 🙂
    Deve ser emocianante ouvir a música brasileira, sentir o cheiro e gosto da nossa comida e ainda encontrar compatriotas!
    Bjo gde 😉

    9 de setembro, 2009
  • Marcie,

    O B. Day é a prova de que Brasiliero sempre vai ser Brasileiro em qualquer parte do mundo!!! Quando morei na Australia, lá também tinha um Aussie Brazilian Day, que era muito bom, especilamente quando se está tão longe de casa… achava um barato as barraquinhas vendendo xixo, churrasco e outras coisitas mas. Muito bom!

    Beijos

    13 de setembro, 2009

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.