A semana em que New York ficou mais doce.

Lembra quando a Mel e o Fabio vieram pra New York passar uma semana? E que prometeram um relatório incrível? Promessa cumprida. Com a palavra, o Fabio da Mel.

Em nossa segunda visita a Nova York, o tempo nublado pode ter deixado a cidade menos fotogênica, mas a impressão geral foi muito superior. Ok, eu sei que dólar custando a metade e o tempo mais ameno ajudam bastante, mas acho que foi encontrar pessoas mais agradáveis, leves e felizes que chamou mais a atenção. Pros nossos olhos, parece que Nova York se “californizou” um pouco.

bklynbrg

Você pode sempre ter Nova York engatilhada como opção de férias, mas tenha claro que, definitivamente, não é uma cidade para descansar! Tínhamos uma semana inteira e bem menos “obrigações” do que na primeira vez, e nossos dias foram deliciosamente preenchidos com uma variedade incrível de atividades. Quer ter uma ideia? Segura e vamos!

fachada

Numa viagem repleta de pontos altos, shows foram destaque: abrimos os trabalhos com o jazz de Jane Monheit no tradicional Blue Note, marcamos presença na Broadway com o original, lúdico e inesquecível Lion King, e fechamos a estada desfrutando o Swan Lake do American Ballet em pleno Metropolitan Opera.

chrysler

Bater perna pela cidade é um dos grande programas, e é admirável encontrar cada vez mais espaços públicos: novas praças e parques são criados onde é possível, e muitos térreos dos prédios são abertos aos visitantes como um refúgio na extensão da calçada. Nas ruas, ciclovias cada vez mais presentes brindam os simpatizantes das duas rodas.

parquefonte

Revisitamos o Metropolitan Museum, o Guggenhein e conhecemos o MoMA. Percorremos o novo High Line Park. Pedalamos 25km contornando Manhattan e por dentro do Central Park. Cruzamos a ponte do Brooklin e andamos a pé, ônibus, taxi e metrô por todos os lados. E reincidimos no Soho, no Battery Park, na Washington Square e no Bryant Park, que a gente sempre dava um jeito de colocar no nosso caminho.

Lojas, praticamente todas “on sale”, foram visita obrigatória. E bons restaurantes pontuaram nossa semana: italianos, marroquino, chinês – muitos com a companhia deliciosa da Marcie e do Ciro, que além de nos acompanharem nos shows ainda nos receberam em casa numa noite muito, muito agradável.

Em uma palavra: in-ten-si-da-de!

pedestres

Nova York se oferece de tantas e maravilhosas maneiras que os dias sempre serão poucos, e não tem como evitar uma certa crise de ansiedade. Nos final da viagem a cidade fervia, um céu azul dava as caras e havíamos encontrado um delicioso equilíbrio: aqueles dias de sincronia e ritmo perfeitos, que demora um pouco pra chegar e que são os mais prazerosos.

Posso falar? No fim eu realmente precisava desesperadamente mais um ou dois dias. Ou duas semanas. (Tá bom, eu não queria mais ir embora!)

timessquare

Mas Nova York – e os amigos que lá ficaram – é pra se voltar sempre, pra rever com boa frequência. E sair de lá com um forte gosto de “quero mais” só traz mais urgência para uma nova visita. (Da minha parte, já não vejo a hora da próxima!)

PS: Não tem como terminar sem nosso reconhecimento à Marcie e ao Ciro, que nos receberam com uma atenção e disponibilidade surpreendentes. Mais do que dicas preciosas, nos encheram de carinho e colaboraram de forma definitiva para que esta viagem se tornasse ainda mais especial. À companhia tão extraordinária e que deixou fortes saudades, fica aqui registrado o nosso imenso agradecimento!

Mel e Fabio, somos nós que agradecemos. Voltem always!

Nota da Redação : apesar de o sistema não mostrar, este post gerou comentários. Para ler, é só clicar Comentários no final do texto.

Compartilhar com:
Nenhum Comentário
  • Ai, ai, como é bom “escutar” relatos de viagem! Apaixonante! Bjs!

    17 de agosto, 2009
    • Silvia, a CIDADE é apaixonante… (E que bom que o relato conseguiu traduzir um pouco do sentimento.) 😉

      19 de agosto, 2009
  • Estava esperando este relato faz tempo! Ficou ótimo!
    Bjs

    17 de agosto, 2009
    • Demorou (muito, eu sei!) mas saiu… 🙂

      18 de agosto, 2009
  • Nem preciso dizer que esse relato me deixou ainda mais com saudades, não é?

    17 de agosto, 2009
    • A ideia era um pouco essa, mesmo: enquanto a gente tricotava sobre a viagem pelo Twitter, um monte de gente comentava na linha “fiquei com vontade de ir”… 😉

      18 de agosto, 2009
  • Marcie, com toda essa propaganda que andam fazendo por aí da sua hospitalidade, todo mundo vai querer dar uma “passadinha” em NY! 😉

    17 de agosto, 2009
  • Eh mesmo, Marcie: vai abrindo a agenda que a fila so vai aumentar 😆

    Adorei o relato! E as fotos, entao… lindas, inclusive a do casal 😉

    17 de agosto, 2009
    • Camila e Mari: é a Marcierge® dominando o mercado! 😉

      Ok, a cidade é fotogência mesmo nublada… A nossa é no terraço do Metropolitan, com o Central Park (e prédios) ao fundo.

      18 de agosto, 2009
  • Cansei só de ler! Muito bom. Mesmo morando em NY, acompanhar quem a visita é sempre uma oportunidade de descobrir ou redescobrir a cidade. E quando a companhia é boa, a coisa fica melhor ainda!

    17 de agosto, 2009
    • Não preciso repetir que a companhia de vocês foi bárbara, né? 😉

      18 de agosto, 2009
  • Fábio, tá bárbaro o texto !!! Adorei também !! Já vou anotar o roteiro dos shows.
    Marcie, a Mel é mesmo um doce de pessoa, o casal uma simpatia.

    17 de agosto, 2009
    • Claro que jazz e ballet dependem da programação, mas o Lion King tá sempre lá esperando… 😉

      18 de agosto, 2009
  • Fábio,
    ficou muito bom o relato…fiquei com vontade mesmo de ir! Quero andar de bicicleta no Central Park também!
    Marcie,
    acho que você vai ficar disputada hein…
    Beijos

    17 de agosto, 2009
    • Andar de bicicleta pelo Central Park é muito legal, mas foi diferente do que eu imaginava: você só pode circular pelas ciclovias que cortam o parque (em ruas asfaltadas).

      Se é ótimo para treinar, é restrito para passeios. Para descobrir e curtir os inúmeros recantos, tem que fazer como o Arnaldo: prender a bicicleta e fazer umas caminhadas nos arredores. 😉

      18 de agosto, 2009
  • O relato está mesmo saboroso – também já fiquei com vontade de voltar a NY… 😉

    18 de agosto, 2009
    • I know the feeling: quando eu disse que não vejo a hora de voltar eu estava falando sério… 😉

      18 de agosto, 2009
  • É sempre bom vermos um destino pelas letras e lentes dos outros, diferente das nossas próprias. Bem escrito, com personalidade e com fotos bem feitas. Parabéns a ambos pela viagem deliciosa, à propiretária do blog que gentilmente hospedou-os com esse interessante relato e pelo compartilhamento conosco.

    Estivemos recentemente em NY (precisamente em julho) e duas coisas deliciosas que fizemos além de comer muitissimo bem (no Daniel Bouloud e no Robuchon) foi passearmos de bicicleta (na verdade darmos a volta completa) no Central Park, num Domingo ensolarado) e subirmos ao Top of The Rock, o mirante do Rockefeller Center, com uma diferente e interessante vista de Up Town de Nova York.

    Mas de todos o mais inesperado foi o espetacular The Cloister, que recomendo vivamente, uma das coisas mais surpreendentes que Nova York pode proporcionar aos seus visitantes.

    http://www.metmuseum.org/Works_Of_Art/the_cloisters

    18 de agosto, 2009
    • Arnaldo, eu não posso acreditar que você veio pra cá e que não nos vimos. Acho que vou ficar ofendida e magoada, humpf! Tô de mau. 😆

      18 de agosto, 2009
    • Compartilhar com os amigos é um enorme prazer, Arnaldo! 😉

      18 de agosto, 2009
  • Ah, ia me esquecendo de também recomendar vivamente o “The Lion King”, também, emocionante e lindo, extremamente bem feito, como tudo da Disney. Do mesmo padrão e igualmente emocionante, “Mary Poppins”, com músicas que todos e recordam.

    Mas se querem assistir a um musical que dê vontade de literalmente sair dançarndo e cantando pelas ruas de Manhattan ao sairem do teatro, recomendo “Mamma Mia!”, absolutamente delicioso e divertido que por si já vale a viagem a Nova York.

    O L’Atelier de Joel Robuchon, fica no Four Seasons Hotel New York ; o Daniel Bouloud fica na 60 East, 65th Street, New York NY 10065.

    18 de agosto, 2009
  • Eu já tinha gostado do texto do High Line e agora temos o panorama completo 😀
    Adorei o circuito: bicicleta, boa comida, Lion King, Blue Note (onde estive numa outra encarnação 😆 , mas ótimas lembranças…). NY é sempre deliciosa…
    Beijo para vocês dois (linda a primeira foto!) e para a dona da casa 😉

    18 de agosto, 2009
    • Acho que isso foi uma das coisas especiais da viagem: a incrível diversidade de coisas que fizemos, em tão pouco tempo, em uma única cidade… É uma viagem que vale por várias (se é que algo assim é possível). 😉

      18 de agosto, 2009
  • Oi, Marcie, obrigada por sua gentileza do convite lá no querido Ricado, VNV, mas achei melhor agradecer aqui, literalmente, abrindo o bico. Realmente eu gosto de te visitar, principalmente por sua generosidade e carinho nos relatos. Beijos e muito obrigada.

    18 de agosto, 2009
    • Sou eu que agradeço suas visitas, Vera Lucia. Volte sempre 😆

      18 de agosto, 2009
  • Mel e Fábio: delícia de cidade, né? A coisa que mais gostei de fazer lá quando fui (3 vezes, todas na era da foto analógica ainda, enorme câmera pendurada no pescoço) era andar: andar, andar, andar pelas ruas. Ver a textura das calçadas, os tipos esquisitos que aparecem andando nelas, as pessoas que usam o subway, a diversidade de gente e de bichos. Errar de metrô e ir parar nos confins Bronx, vendo a mudança gradativa no visual das pessoas conforme as estações passam… Comer nas delis. Andar (até a cavalo) pelo Central Park é obrigatório. Olhar tudo lá de cima das Twin Towers (isso não dá mais, mas ainda me emociono com as fotos que tirei). Broadway e Liberty Statue são coisas para a primeira vez, que eu não repetiria (a menos que para levar alguém, porque é obrigatório). Mas gastar a sola do tênis é um must… e parece que isso vcs fizeram, né? Faz tempo que não vou… mas pelo relato de vocês, parece que é isso ainda! beijos pros dois! Pat

    18 de agosto, 2009
    • A nossa primeira vez em Nova York também foi na era das fotos em rolo de filme — falando assim parece que foi no século passado 🙂 mas “só” tem pouco mais de 6 anos…

      Comprar coisinhas nas delis e comer nos parques e praças foi algo deliciosamente repetido, assim como os cafés da manhã em locais como no maravilhoso Le Pain Quotidien ( http://www.lepainquotidien.com ) ou no concorrente Au Bon Pain ( http://www.aubonpain.com ), mais simples mas mais próximo ao hotel.

      Enfim, a semana foi mesmo uma delícia — e sim, “gastar a sola” continua um dos grandes programas. 😉

      19 de agosto, 2009
  • Fábio, ficou ótimo o post! Aos poucos vc foi entregando as dicas e ficou uma delícia de ler!
    Puxa, preciso mesmo conhecer NY logoooooo!!!
    Marcie, quanto carinho e atenção! Coisa boa são esses encontros entre os trips…bjks 😉

    18 de agosto, 2009
    • Paula*, passa da hora de você dar um pulo lá… Aproveita o embalo do dólar barato + promoções de passagem e hotel + dicas frescas dos trips! 😉

      19 de agosto, 2009
  • Mel que saudades vc ta linda! Fabio vcs estão muito bem! Viajem é tudo! com muito amor paula cynthia

    19 de agosto, 2009
    • Viagem é tudo, mesmo! (Se nós somos as nossas referências, viajar é sempre uma forma de amadurecimento…)

      19 de agosto, 2009
  • Adorei o texto e as fotos! Parabéns! Esse post reflete bem a maneira de vocês dois de verem o mundo, nesse caso: “NY and friends”! Espero que já estejam planejando a próxima aventura.
    Cjs com carinho, Van

    20 de agosto, 2009
  • Fábio e Mel,

    O texto está delicioso … dá até vontade de quero mais ! Vcs expressaram muito bem como é passar uma semana em NY. E também me inspiraram ainda mais para a minha breve viagem para lá …

    As fotos ficaram maravilhosas !

    Tudo perfeito !

    um bjo e obrigada pelas dicas,
    Cris e André

    28 de agosto, 2009
    • A viagem foi deliciosa, que bom que consegui traduzir no texto…

      Aproveitem a rápida estada de vocês lá — e depois passa aqui pra contar como foi! 😉

      30 de agosto, 2009
  • Belas fotos Fábio! Você realmente gosta de aproveitar tudo nos mínimos detalhes. Preparar a viagem, ir e depois “relatar” aos amigos é sem dúvida um maneira de curtir 3 vezes (no mínimo) a mesma viagem.

    Como sabes, das 5 visitas que fiz a NY, uma delas durou 3 meses. Por isso, continuo te dizendo: tens que ir ao Brooklyn Botanic Garden (na Primavera) e assistir o coro e principalmente ouvir a mensagem na Abssynian Baptist Church no Harlem, parte indiscutível do meu “NY top 10”. Um grande abraço do teu amigo, BM

    30 de agosto, 2009
    • Como a gente ainda está na 2a visita, ainda temos uma loooonga lista de coisas pra fazer nas próximas, acredite!

      Como os dias de viagem sempre são menos do que a gente gostaria, “planejar e registrar” são meios de estender o sentimento e a memória… Sem dúvida, adoro viajar desta forma! 😉

      30 de agosto, 2009
  • Fábio,

    Acredito sim na sua longa lista de coisas para fazer. Você deve imaginar que depois de 3 meses lá, a minha sensação é exatamente a inversa: sem nada na lista! Apenas fazer o que tenho que fazer lá, e aproveitar para voltar àqueles lugares que gosto e quero voltar muitas vezes.

    Entretanto, na vossa próxima visita a NY, se quiserem fugir da confusão da cidade, sugiro City Island. Apesar de você não se sentir em NY, esta pequena ilha faz parte da cidade, no distrito do Bronx. Parece um pedaço da Nova Inglaterra, com suas casinhas de madeira, barcos e bons lugares para comer “sea food”. É só pegar o metrô até a última estação do Bronx (convém não levar a máquina fotográfica pendurada no pescoço…), e depois bem na frente da estação, pegar o ônibus para City Island (e descer na última paragem). É uma interessante opção para descansar do barulho e agitação de Manhattan, e aproveitar para almoçar bem, a preços mais acessíveis.

    The Cloister é outro lugar muito interessante de NY (em Up Town, no extremo Norte de Manhattan) e que não faz parte do “típico cartão postal de NY”.

    Um grande abraço, e boas viagens!

    BM

    1 de setembro, 2009

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.