A terra de Frank Sinatra está cantando pneus.

Hoboken, mais conhecida – ou melhor – unicamente conhecida por ser a terra natal de Frank Sinatra, agora está fazendo notícia por causa de uma experiência pioneira no setor de trânsito.

Para eliminar os congestionamentos, eles decidiram colocar mais carros nas ruas. Você leu certo: mais carros na rua. Só que carros “públicos”, quer dizer, veículos zero quilômetro para serem partilhados pela população.

O projeto (que já é operativo) se chama Corner Cars e segue basicamente o mesmo modelo do Zipcar. Todo mundo conhece o Zipcar? São carros que você pode alugar por hora, pegando e largando praticamente onde quiser.

Bem, foi isso que fez a prefeitura de Hoboken. Espalhou carros públicos pela cidade para estimular os moradores a abrirem mão dos seus. Você se inscreve na internet e recebe um smart card (sua chave) pelo correio. A partir daí, você faz tudo online: reserva, por exemplo, um carro na rua X, esquina com a Y. E entrega na rua Z. Há vagas especiais na cidade inteira, identificadas por faixas verdes no meio fio.

Dependendo do carro, você só paga $ 5.00 por hora (mais taxas). Gasolina incluída! E os modelos são uma graça: Toyota Yaris, Toyota Prius, MiniCooper, etc. Bem que a idéia podia ser adotada por New York. Só não venderia meu carro porque não possuo um… Mas que eu seria uma cliente, isso seria.

Enquanto isso (para conhecer a experiência) o que eu posso fazer é atravessar o Hudson, alugar um desses carros, dirigir até o Frank Sinatra Park e ficar apreciando a paisagem… de Manhattan.

Compartilhar com:
Comentários
  • Acho demais esse tipo de projeto! Como as bicicletas na Europa. Eu seria uma super adepta. Principalmente se a prefeitura se comprometesse a mantê-los limpinhos por dentro 😉
    Bjs

    18 de julho, 2010
  • Ótima idéia, será se um dia teremos educação suficiente para usar um serviço desses no Brasil?

    19 de julho, 2010
  • Interessante.. Mas tenho lá minhas dúvidas se isso funciona de fato em uma sociedade tão consumista e individualista como a que vivemos!!

    19 de julho, 2010
  • Aqui em DC, o Zipcar funciona super bem. Eu mesmo, quando morava e trabalhava em downtown DC, não tinha carro e quando precisava de um, usava o Zipcar.

    21 de julho, 2010
  • Uia que idéia fantastica! Os taxis de Hoboken também funcionam no esquema lotação, né? Eu achei isso engraçado quando fui lá…
    Aliás apreciar o skyline de Mahanttan lá de Hoboken é bem bacana 🙂
    bjks

    22 de julho, 2010

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.