Nova-iorquinos trocam quatro rodas por duas. Às vezes, por três.

É cada vez mais comum, em Nova York, encontrar homens e mulhers na direção de bicicletas ou triciclos. Indo para o trabalho ou para as compras; levando os filhos para  a escola; passeando; carregando pequenas cargas; usando enfim esse eco friendly veículo como principal meio de transporte.

Claro que ainda é uma reduzida, minúscula, irrelevante parcela da população – mas são justamente aqueles que ditam tendência. Costumo vê-los da janela de meu busão (eco friendly também!) a caminho do trabalho. Tribeca, Soho, West Village, esses lugares onde vivo dizendo que quero morar um dia.

Se conseguir isso, o próximo passo é aprender a andar de bicicleta, falha imperdoável na formação da pessoínha que vos fala.  Aliás, vejam o que aconteceu outro dia no parque: quando perguntei pro moço  (que aluga bicicletas) se ele teria um modelo com as rodinhas de treinamento, ele riu na minha cara. Deve estar rindo até agora…

Sério, agora. Os trikes são uma graça, mas não são tão baratinhos assim. Como se costuma dizer no Brasil, “estão na faixa” de 3 mil doletas. E as “montadoras” começam a se multiplicar: Worksman Cycles ou Rolling Orange, por exemplo, estão desovando bikes e trikes num ritmo surpreendente.

Claro que esse novo hábito não é a “solução da lavoura” (cheio de aspas meu post de hoje!) pois se trata de um produto sazonal. Quer dizer, rodam a cidade do início da primavera até meados do outono. Depois são encostados onde o pouco espaço permitir. E aos seus conscienciosos proprietários não resta outra solução senão voltar a poluir Manhattan. Ou então dividir o busão comigo.

Compartilhar com:
Comentários
  • Marcie, eu adoro ler seus posts!!

    Aqui muita gente usa bicicleta como meio de transporte, mesmo no inverno tenebroso.
    Eu acho o máximo ver político indo pro parlamento, vestindo terno e gravata, naqueles mini-patinetes – que no Brasil a gente pensa que é só pra criança.

    Mas creio que o principal motivo é que é horrível andar de carro no centro de Wellington. Estacionar durante um dia inteiro então, nem pensar.
    Talvez essa seja a solução. Ao invés de ficarem tentando criar mais vagas de estacionamento, acabar com todas elas. 😉

    25 de julho, 2010
  • Adorei!! Em setembro quero andar muuuito de bicicleta por aí!

    26 de julho, 2010
  • Torço muito para que essa moda pegue por aqui! Só não aderi ainda porque meu principal meio de transporte na cidade já é bem eco friendly: meus dois pés! 😀

    26 de julho, 2010
  • Lembra que compramos uma bike em NY com sua dica de loja? Pois e…temos andado bastante aqui no Rio…so que final de semana apenas.
    E agora sempre nas viagens tiro um dia pra alugar uma bike e passear…
    E eu nao sabia andar tb! Fui a Paris e tive que aprender na marra afinal era a unica forma de voltar da night ja que nao conseguia taxi nem onibus…Adorei!

    26 de julho, 2010
  • queridoca, na sua proxima viagem ao Brasil, vamos tirar um dia ao menos prum intensivao de bike? :mrgreen:

    27 de julho, 2010
  • Eu também não sei andar de bike! 🙁
    Coisa de criança nascida e criada em cidade grande!
    Acho que vou me inscrever nesse intensivão que a Mari Campos tá propondo. Será que tem vaga?

    29 de julho, 2010
    • Que bom, companhia!! Tomaremos muitos tombos juntas… 😆

      29 de julho, 2010

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.