A velha Paris em New York.

O local é o Metropolitan Museum of Art. A exposição é Charles Marville: Photographer of Paris. Aberta até o dia 4 de maio. São aproximadamente 100 fotos clicadas antes que o célebre Barão Haussmann destruísse o traçado medieval da cidade para criar os hoje tão famosos boulevards.

 

Estamos falando de fotos feitas em torno de 1850, quando a fotografia ainda engatinhava. Mas, como você vai ver, o talento de Marville já era maduro o suficiente para criar peças maravilhosas de uma Paris que não existe mais. O rapaz era uma celebridade no ramo, uma espécie de Cartier-Bresson da época.

 

Aproveitando a exposição de Marville, o Metropolitan fez um puxadinho e montou outra mostra: Paris as Muse: Photography, 1840s – 1930s. São os primeiros 100 anos de fotografia na cidade-luz, sempre com foco em arquitetura, cenas de ruas, e interiores.

 

Quer dizer, duas mostras que se completam. Mas “o estrelo” mesmo é o Marville que registrou pra gente a cidade que o Barão colocou por terra. Barão que, aliás, acabou virando boulevard… O que passa na Galeries Lafayette e Printemps, ali atrás do Opéra. Onde morou o Proust enquanto escrevia… Bom, mas essa já é outra história.

 

Compartilhar com:
Comentários
  • Programaço! Imperdível para quem ama fotografia, ama Paris e estará em NY até 4 de maio. Tive que me contentar com o link, Marcie querida, mas já encaminhei para quem vai estar por aí nessa época.

    7 de fevereiro, 2014
  • Lugar incrível!

    4 de março, 2014

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.