A velha Paris em New York.
O local é o Metropolitan Museum of Art. A exposição é Charles Marville: Photographer of Paris. Aberta até o dia 4 de maio. São aproximadamente 100 fotos clicadas antes que o célebre Barão Haussmann destruísse o traçado medieval da cidade para criar os hoje tão famosos boulevards.
Estamos falando de fotos feitas em torno de 1850, quando a fotografia ainda engatinhava. Mas, como você vai ver, o talento de Marville já era maduro o suficiente para criar peças maravilhosas de uma Paris que não existe mais. O rapaz era uma celebridade no ramo, uma espécie de Cartier-Bresson da época.
Aproveitando a exposição de Marville, o Metropolitan fez um puxadinho e montou outra mostra: Paris as Muse: Photography, 1840s – 1930s. São os primeiros 100 anos de fotografia na cidade-luz, sempre com foco em arquitetura, cenas de ruas, e interiores.
Quer dizer, duas mostras que se completam. Mas “o estrelo” mesmo é o Marville que registrou pra gente a cidade que o Barão colocou por terra. Barão que, aliás, acabou virando boulevard… O que passa na Galeries Lafayette e Printemps, ali atrás do Opéra. Onde morou o Proust enquanto escrevia… Bom, mas essa já é outra história.
Malu
/
Programaço! Imperdível para quem ama fotografia, ama Paris e estará em NY até 4 de maio. Tive que me contentar com o link, Marcie querida, mas já encaminhei para quem vai estar por aí nessa época.
7 de fevereiro, 2014abrindoobico / Author
/
Obrigada, Malu,pela divulgação!
8 de fevereiro, 2014Beijo. 😉
Alcemar
/
Lugar incrível!
4 de março, 2014