Do terraço para a mesa.

Verduras

Como você sabe, New York possui vários restaurantes que seguem o conceito “farm-to-table”: são casas que só usam ingredientes produzidos localmente, organicamente, sem-pesticidamente, etc. Mas o que talvez você não saiba (talvez, eu falei) é que existe uma parcela crescente de restaurantes “roof-to-table”. Como é que é isso? Os chefs alugam o terraço do prédio e mandam ver uma horta completa: ervas, verduras e legumes. Para você ter uma ideia, alguns deles chegam a cobrir 80% da demanda de ingredientes com a hortinha lá no cocuruto do prédio.

 

Como falei, já são vários os endereços que estão usando essa fórmula. E não só em New York. Mas, ficando sempre na área de atuação do abrindoobico, vou citar um dos principais: o Bell Book & Candle. Olha só alguns dos ingredientes que eles produzem no terraço: sálvia, basílico, dill, cheiro-verde, rosmarino, menta, couve-flor, tomate, tomate cereja, beringela, rúcula, alface, pimenta, erva-doce, e por aí vai… Como é que eles conseguem isso? você deve estar pensando. Simples. Ou assim parece. Eles usam uma tecnologia chamada tower garden. As sementes são plantadas verticalmente e sem terra. Um processo que eles chamam de aeroponic. E que dá vontade de ter em casa! Se eu tivesse um terraço, é claro…

 

Enquanto não tenho, a solução é fazer uma reserva num roof-to-table… Em New York, além do badalado Bell Book & Candle, existe pelo menos mais meia dúzia de ótimos endereços. Aí vão mais três: O LCL, no Westin Grand Central; o Rosemary’s, no West Village; e o ABC Kitchen, ao lado da Union Square que, aliás, tem o melhor green market da cidade.

Foto: Dreamstime®

 

Compartilhar com:
Comentários
  • E, além de práticas, devem ser bonitas essas hortas verticais, né?

    13 de janeiro, 2014
  • AH, nos avise quando for pra colocarmos na listinha de testados e aprovados =)

    13 de janeiro, 2014
  • Por favor, vou passar o feriado da Páscoa em NY, tenho 45 anos, vou sozinha, amo viagens, gosto de cozinhar e de comer bem, gostaria que você me desse sugestões de brunch para o Domingo de Páscoa.

    20 de janeiro, 2014

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.