Proust no Morgan: ainda dá tempo!
Em fevereiro, o Abrindo o Bico deixou escapar essa mostra. Mas felizmente ainda dá para sair “em busca do tempo perdido”. E o tema da exposição do Morgan Museum é exatamente esse: Marcel Proust and Swann’s Way – 100th Anniversary. Para celebrar o centenário de Em Busca do Tempo Perdido, o Morgan trouxe da França o manuscrito do primeiro volume: No Caminho de Swann.
Como Proust escrevia principalmente na cama (que está no Museu Carnavalet de Paris), as páginas que o Morgan exibe ficavam espalhadas sobre as cobertas enquanto o autor ia em frente com a história. Além do manuscrito, a exposição também reúne cadernos de anotações, cartas, fotografias, cartões postais, provas de imprensa, e a primeira edição da obra que, vejam vocês, o rapaz pagou do próprio bolso…
É uma mostra pequena, mas emocionante: ver como nasceu um dos livros mais famosos do mundo. A letra e os sketches do autor que, diga-se de passagem, também desenhava muito bem. Lembre-se, entretanto, que é só até dia 28. Se você estiver no pedaço, reserve um tempo. Que não vai ser perdido. 😉
[ Fotografia Dreamstime® ]
Carmem Almeida
/
Escrever – e/ou ler – na cama… Que delícia!
9 de abril, 2013