Qual vai ser sua experiência irrepetível em New York?

Sempre que se aproxima o Natal – e a cidade começa a se vestir a caráter – me vem à cabeça a Teoria do Eterno Retorno de Nietzsche. Usada aqui para fins muito mais mundanos, é claro. A idéia de que tudo se repete, mesmo que de maneira ligeiramente diferente. A decoração das lojas. A iluminação das ruas. As indefectíveis músicas natalinas. As feirinhas. As ofertas. O mood das pessoas. Etc. Etc. É tudo lindo, é claro, mas não deixa de ser a repetição da repetição. Os famosos ciclos de que se compõem nossas vidas. Nossa, como estou filosófica hoje! 😉

Tudo isso para dizer que, não importa o fim de ano que você escolher para vir a New York, na big picture ele vai ser sempre igual ao anterior e ao próximo. Onde eu quero chegar com isso? Simples: minha sugestão é que você venha a New York, viva ou reviva o fim de ano, mas… procure viver também uma experiência irrepetível. Nem que seja apenas para dizer: eu estava lá.

O que seria uma experiência irrepetível? Uai, uma experiência que não se repete mais e que portanto não vai estar aqui quando você vier o ano que vem ou o outro ou o outro ainda. Onde encontrá-la? Só depende de você e do google

Pode ser um cometa que só cruza a cidade a cada cem anos, como também pode ser o Al Pacino na Broadway (emocionante). Ou uma canja dos Rolling Stones em plena rua (vi também). As alternativas são muitas e, é claro, se concentram mais nos palcos. Não o atorzinho ou a atrizinha da hora, mas sim os grandes nomes: Philip Seymour-Hoffman, Angela Lansbury, Frank Langella, James Earl Jones ou, caso recente, a Barbra Streisand que depois de meio século presenteou o Brooklyn, seu bairro natal, com um concerto de mais de três horas (esse eu perdi…). Sem falar nas mostras que incluem celebérrimas obras de arte de coleções particulares: telas que a gente nunca viu nem vai ver de novo.

Tudo isso, é claro, é só uma opinião minha, mas acho que faz sentido. Torna a coisa mais rica. Desbanaliza (nem sei se existe a palavra…) a experiência da viagem. Mais ainda porque as viagens estão ficando cada vez mais frequentes e correm o risco, portanto, de se tornar cada vez mais banais.

Repito: são considerações de uma tarde de domingo, quando lá fora a 5a. Avenida se enfeita, as Rockettes se aquecem, os galhos das árvores ganham luzinhas, a bola de Times Square começa ser lustrada.. tudo como antes, tudo como sempre…

Compartilhar com:
Comentários
  • Acho que vai ser a exposição “Picasso Black and White” do Guggenheim, dica preciosa aqui do Abrindo o Bico. 🙂

    19 de novembro, 2012
  • Adorei o texto, Marcie!
    Eu estive em NY em Dezembro/2010 e consegui assistir o Al Pacino na Broadway. Ao final da peça ele ainda passou do meu lado! Inesquecível! 🙂

    Beijos,
    Lillian.

    19 de novembro, 2012
  • oi Marcie

    Dentro deste pensamento, estávamos divagando eu e um amigo sore as decorações de nossas cidade e Shoppings aqui do Brasil, que muitos anos foi cópia ou mesmo usados de vindos dos EUA e Europa, hoje talveza com a “crise” já não existam movimentos contrários, se enfeites Brazucas usados estão decorando cidade e lugares no “Primeiro Mundo”. Um movimento de repetição, mas do vice-versa.

    Realmente é uma época mágica, e desculpe a minha viajada, mas me veio este pensamento.

    Beijão e MErry Xmas!!!!
    @GusBelli

    19 de novembro, 2012
  • Adorei o texto. Tinha ficado bastante curiosa como título, por isto vim ler! 🙂

    19 de novembro, 2012
  • Aprovadíssimo… acho que Londres e Nova York tem sempre essas possibilidades de eventos únicos para aproveitar! Preciso lembrar de fazer um desses na próxima ida a Grande Maçã.
    bjos

    19 de novembro, 2012
  • Olá, minha experiencia irrepetível foi presenciar a passagem do Sandy por NY. Embora tenha trazido muitos transtornos, foi uma experiência deveras interessante para contar aos amigos.
    a propósito, sou leitora assídua e adorei o novo layout do blog. Parabéns!

    19 de novembro, 2012
  • Sou de opinião que to-da viagem deva ter algo irrepetível. Lembro agora de uma que fiz em 2007: The Police, formação original (eles são todos brigados), quem não viu, não vê mais, em Buenos Aires. Quando são passeios, tento não repetir para não estragar a lembrança ;p O Abrindoobico ficou lindão!

    19 de novembro, 2012
  • Prezada Marcie,

    Boa tarde! Só resolvi escrever para dizer que adoro suas dicas e comentários…sempre tão espontaneos e úteis.

    Como AMO NY, e sempre fico pensando na próxima viagem…. com certeza, acaba sendo uma ida diferente da anterior…e sabe por que? Minha expectativa vai mudando e vou buscando locais diferentes para ir, ver, curtir…nem que seja para entrar naquela lojinha, restaurante, espaço,,,, que nunca ouvi falar e se tornar uma aventura bem interessante.

    Continue divagando e nos enchendo de boas “ filosofias” e dicas.

    Abraço carinhoso,

    Beatriz Cullen – BRASIL

    Nota: gostei do irrepetível…fazia anos que não via esta palavra!!!!

    19 de novembro, 2012
  • Tenho algumas experiências irrepetíveis em New York mas vou contar a que aconteceu hoje.
    Estava passando na Times Square quando todo mundo parou e olhou para o terraço da Hard Rock. Olhei e começou a tocar um pequeno conjunto de músicos. Então….. aparece a Yoko Ono, aquela ovação do público e começa a cantar ” Imagine “. Eu, dã, paralisada. Então ela olhou para mim e me incentivou a levantar os braços e cantar também. Foi lindo, o povo todo cantando…. Eu queria pegar a máquina para fimar mas não queria perder aquele momento mágico. Sem dúvida, uma experiência única na minha vida.

    19 de novembro, 2012
    • Que demais, Malú! QUe bom que está se divertindo muito! Beijos! 🙂

      23 de novembro, 2012
  • Gostaria de acrescentar que o motivo do movimento é para que, todos juntos, ajudarmos a acabar com a fome no mundo: Haiti, Índia, Kenia,Thailand …….

    19 de novembro, 2012
  • Marcie, Marcie, sempre me fazendo viajar looooonngeeee sem sair do sofá! E assim, de repente, me pego pensando o que faria se estivesse por aí…

    19 de novembro, 2012
  • Já que minha ida a NY foi remarcada para agosto (não quis encarar o Sandy sozinha), minha experiência irrepetível tem sido ler todos os posts do Abrindo o Bico… obrigado Marcie pelas dicas em texto muito bem humorado (e muito bem escrito)

    20 de novembro, 2012
  • Olá, minha experiência irrepetível foi encontrar Mario Batali na feirinha em Williamsburg no Brooklyn e tirar uma foto com ele. Com certeza será irrepetível.

    21 de novembro, 2012
  • Acho que o fato de ir à NY pela primeira vez vai transformar a viagem em uma experiência unica: ver todos os lugares sobre os quais ja li e vi fotos se materializando diante dos olhos que vão se encher de lagrimas (porque eu sou chorona assim) vão tornar a viagem, sem duvidas, inesquecivel e as sensações serão irrepetiveis!

    23 de novembro, 2012
  • Marcie, o “Repito” no final de um post sobre repetições foi proposital ou apenas coincidência? =)

    23 de novembro, 2012
  • Adorei! Fiquei pensando nas coisas que já fiz em NY e apesar de especiais acho que conseguiria fazer bem próximo de novo. Mas aí a gente lembra com quem estava em cada ocasião e tudo muda!
    NY foi a única viagem eu e meu irmão, apenas nós 2. E tbm a única vez que viajei apenas com minhas duas amigas mais antigas e queridas.
    Imagina encontrar com dezenas de trips em pleno Central Park com direito a bola laranja e tudo! Será que essa a gente repete?

    23 de novembro, 2012
    • <3 CarlinhaZ tirou daqui! Sim, a ConVnVçãoNY foi irrepetível!

      23 de novembro, 2012
  • Que post lindo! E quantas passagens irrepetíveis!
    É claro que a da Malu foi a campeã.
    Tô pensando, pensando… lembro de muitos momentos bons em NY e quase todos podem ser repetidos.
    Sorte minha!
    Mas ver Vanessa Redgrave no palco, ali tão pertinho de mim… Acho que será irrepetível.

    24 de novembro, 2012
  • Olá, estou lendo alguns blogs sobre NY, principalmente o que fazer com os pequenos, quando me deparei com o seu, simplesmente li e gostei muito, vou viajar dia 21 de Dezembro até dia 5 de Janeiro, ficarei no Hotel Continental, vamos em tres pessoas, eu, meu marido, meu filho de 7 anos, fará aniversário amanha, nossa viagem a NY foi ele que escolheu, ele quer ir na Estatua da Liberdade,rsrs

    Estou lendo todassss dicas, poisss, dessa vez a responsavel pela programação sou eu, uiiii
    Moro em Luanda há 2 anos, como aqui faz 45 graus na sombra,rs acho que a realidade de NY em `vários`sentidos será o extremo de Luanda, isso será interessante!
    Estou contando os dias, e lendo tudo que possa me ajudar a fazer a nossa `programação`

    8 de dezembro, 2012
  • Ahh, estou pensando em fazer nossa programação por região, sempre intercalando compras com passeios…, assim meu filho não cansará rapidamente,rs o que vc acha? Se tiver dicas, estou aceitando!rsrs

    8 de dezembro, 2012

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.