O metrô é o mesmo, mas o mapa mudou.

Quem viaja para as principais capitais do mundo, e costuma usar metrô, sabe muito bem que o subway de New York não é nenhuma Brastemp. Aliás, longe disso. Uma rede velha, lenta, barulhenta, insuficiente de um ponto de vista de cobertura, e com estações que deixam muito a desejar. A começar das inexistentes ou inoperantes escadas rolantes ( 😉 ).

Por essas e por outras é que sou uma usuária (e defensora ferrenha) do velho e bom ônibus. Pode demorar mais, mas sem o stress e o desconforto da lata velha que circula no underground dessa ilha bafejada pela fortuna.

Mas estou me afastando do meu tema. Tudo o que eu queria dizer, mesmo porque são milhões as pessoas que usam metrô e ninguém precisa necessariamente concordar com minhas opiniões; o que eu queria dizer enfim é que o mapa do metrô  de New York  mudou.

Verdade que você vai ter que prestar muita atenção para notar a novidade, mas os mais atentos vão acabar descobrindo. Não foi acrescentada nenhuma nova estação, é claro. Aliás, foram eliminadas várias, pois (vá entender isso) a prefeitura puxou o tapete de muitas linhas. A novidade do novo mapa, na verdade, está nas ruas que desapareceram literalmente do mapa e nas ruas que surgiram. O critério foi mostrar apenas as artérias (hic) significativas para quem esteja querendo localizar determinada estação.

Para saber o que entrou e o que saiu, você vai ter que consultar os dois mapas: o antigo e o novo. Mas, cá entre nós, pode manter o antigo. Você vai chegar ao seu destino do mesmo jeito: devagar quase parando.

Ah, sim, à parte o novo mapa, tem uma coisa muito positiva que não posso deixar de reconhecer: nas colunas de algumas estações, o MTA está colocando o roteiro completo do metrô em questão, estação por estação. Isso é muito bom, pois muitas vezes (ou quase sempre) a gente chega à plataforma e não sabe nem para que lado ir…

Compartilhar com:
Comentários
  • Pena que nós não andamos de ônibus, achamos complicado. Acho que só meu marido consegue gostar do metrô de NY… Bjs.

    12 de outubro, 2011
  • Olá Marcie, como vai?

    Nao conheço o metro daí, só das cidades da Alemanha. Por sinal,um dos melhores do mundo, nao sei se conhece.
    Andamos muito de ônibus aqui, especialmente meus filhos para irem ao colégio e quando vamos para alguma cidade mais longe, o ICE é maravilhoso. As estaçoes do metro e trens daqui, mais parecem grandes shoppings, sao limpos e modernos, apesar da aparência antiga dos prédios, foram restaurados.
    Meu marido foi a alguns anos para NY a trabalho e usou o metro. Ficou maluco,rsrsrs! Mas para ele, valeu a experiência!
    Beijos e um ótimo dia para vc.

    13 de outubro, 2011
  • Marcie, é claro que você que usa regularmente sabe os problemas que a rede têm, mas para mim, que moro em Niterói e trabalho no centro do Rio, o metrô de NY é um sonho! Não é bonito, mas tem várias linhas, várias possibilidades e não me pareceu tão lento assim!

    14 de outubro, 2011
  • Olá Marcie,
    Olha que coisa interessante: eu cliquei no link “colunas” no último parágrafo e fui direcionada ao site do metrô, porém, minha atenção foi desviada por um big letreiro sobre descontos para a Broadway. E eu que estava louca com os preços dos musicais, consegui fechar a minha compra, da peça que eu queria, pela metade do preço que eu tinha visto em outro site (e na orchestra). Ainda bem que eu vim aqui.
    Sobre o metrô, concordo em partes. Fui a Paris recentemente, e por mais que o de lá seja menos complicado, é sujo, velho e para fazer baldeação vc anda muuuito, por isso, optei pelos ônibus. Em NY, o trânsito me assusta, por isso, acho que vou continuar usando o metrô.
    Abs.

    16 de outubro, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.