Fila: uma mostra sem, uma loja com.

New York Public Library

 

Depois de adiar inúmeras vezes, neste final de semana fui à exposição dos 100 anos da New York Public Library. Meu trajeto, um ônibus crosstown da 1a. até a 5a. Avenida, dois quarteirões a pé até o ponto da 5a.,  e dali  um novo ônibus até a rua 40. Por que estou contando isso? Aguardem.

Na frente da biblioteca, dois casais de competentíssimos dançarinos dando uma canja para os passantes – todos eles (os passantes, é claro) clicando suas cameras fotográficas ou celulares. Curti um pouco e entrei.

 

 

A exposição acontece no térreo e não custa um único penny! Nenhuma fila. E pouca gente circulando. Tão pouca que, na primeira sala que entramos, estávamos sozinhos! Isso, é claro, só facilitou a fruição (uau!) da mostra. Coisas maravilhosas nas quatro áreas de que se compõe a exposição, todas elas – é claro – ligadas à escrita. Dos tijolinhos de argila dos sumérios ao MacBook do Steve Jobs.

Não há item que não atraia a atenção, mas obviamente alguns são as estrelas da mostra: a bíblia do Gutemberg; os diários e outros objetos do Jack Kerouac; o auto-retrato do Diego Rivera; a 1a. carta que Colombo escreveu da América; a bengala que Virginia Wolf deixou na margem do rio em que se suicidou; e por aí afora. Emocionante. Em pouco mais de uma hora, você dá um mergulho em alguns milhares de anos de história. E pode ter uma cópia de praticamente tudo no site.

 

Desculpem o deslumbramento, mas acho incrível poder ter acesso a tudo isso – ainda mais “de grátis”. E sem sair do corredor de compras tão venerado pelos turistas do mundo inteiro: a 5a. Avenida. Mas, apesar de ser grátis e ter uma localização privilegiada, por que é que a mostra estava tão vazia? Certamente porque as pessoas têm outras prioridades. Na ida, enquanto eu caminhava de um ponto de ônibus para o outro, não pude deixar de notar a longa e constrangedora fila da Abercrombie. Sem dúvida,  eu devo ser muito careta. Sumérios?! Virginia Wolf?! Parece que, pra muita gente, muito melhor é fazer fila pra uma t-shirt!…

 

Compartilhar com:
Comentários
  • É, Marcie, conhecimento desperta menos desejo que tranqueira grifada de ponta de estoque, sinal de tempos estranhos, né ? Falando sua língua, tempos bicudos. Um beijo

    28 de junho, 2011
  • Pois é….acho que eu sou muito careta também…humpf!

    28 de junho, 2011
  • Essa exposição deve ser realmente muito legal! E, além de tudo, ainda tem o prédio em si, que é lindo demais!
    Quanto à Abercrombie… entrei porque não havia fila e pra ver qual o motivo de tanto falatório. Conclusão: não me pega mais não! Uma música ensurdecedora e um perfuminho dooooce de fazer espirrar até os não riníticos!

    28 de junho, 2011
  • Pois é, mas o engraçado é que é assim que as coisas funcionam. As coisas mais legais -e muitas vezes de graça! – as pessoas ignoram ou não se importam.

    Desfilar com uma camiseta de marca tira mais onda do que oxigenar os neurônios com boa cultura…

    29 de junho, 2011
  • Recommended websites……

    […]This post was mentioned on Twitter[…]…

    29 de junho, 2011
  • Quem não quiser pegar fila vai na 199 WATER STREET.

    30 de junho, 2011
  • Fora a própria biblioteca que já é linda de morrer, né?

    12 de julho, 2011
  • Marcie, essa exposição deve ser o máximo mesmo. Pena que tanta gente não ligue, mas é assim mesmo…

    13 de julho, 2011
  • Realmente a exposição é incrível e emocionante! Fora o próprio prédio da Library, e o fato
    de o Bryant Park estar a uma voltinha na esquina de distância, claro!

    Mas achei muito engraçado você ter mencionado a fila da Abercrombie. Sempre que
    passávamos por uma loja da marca em NY (e não são poucas!) tirávamos o maior
    sarro… Virou até piada interna! Aqui no Brasil muita gente acha o máximo,

    Realmente a fila da loja da 5a avenida é impressionante, e o número de gente na rua com as as sacolinhas estampadas com os caras saradões também, haha

    17 de julho, 2011
  • Olá, estou indo à ny no final de agosto, e gostaria de saber se ainda está acontecendo a mostra.
    p.s.: o seu site é ótimo, esotu pegando muitas dicas. =)

    5 de agosto, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.