De volta para o futuro.

Olha aí, pessoal. A New York World’s Fair de 1939 está de volta no Long Island Museum of American Art, History and Carriages. Na verdade, na mesma exposição, também está de volta a New York World’s Fair de 1964. As duas edições, revisitadas a partir de uma extensa coleta de filmes e objetos espalhados por várias coleções particulares, também conta com fiéis reconstruções cenográficas. O melhor exemplo: as duas filas de colunas que abrigam a tela  onde são projetadas imagens de cinegrafistas amadores que visitaram as feiras originais.

Passada a tela, de um lado fica a exposição de 39. Do outro, a de 64 que, além de objetos de coleções particulares, conta também com o acervo do Queens Museum of Art que – vejam vocês – ocupa hoje um edifício que foi usado nas duas feiras.

Falei em duas feiras, mas na verdade tem mais. Há também um pavilhão onde você pode viajar no tempo e nas feiras que aconteceram de 1853 a 1982: “Centuries of Progress: America’s World’s Fairs, 1853-1982”. Todas elas tendo como objetivo a introdução e a disseminação de novas idéias e produtos.

Um pequeno exemplo de um “produtinho” apresentado na Feira de 39: a meia de nylon. NY-LON porque foi um projeto conjunto de cientistas trabalhando em New York (NY) e London (LON).

Se eu fui? Não, não fui ainda, mas acho que vale a pena. Afinal, às edições originais vieram a Rainha Elizabeth, o Rei George VI (exato, o que gaguejava) e até a Pietà do Michelangelo.

Long Island não é perto, mas também não é longe. Se em 1939 – com todas as limitações de transporte – compareceram 51 milhões de pessoas, hoje deve ser bem mais fácil…

Compartilhar com:
Comentários
  • Hummm, deu vontade… Será que dá pra esticar os 7 dias pra uns 20? 🙄

    3 de abril, 2011
  • Gente, tô vendo é que vai ter VnVNY todo ano, desse jeito… O que pra mim seria ótimo, já que vou (snif, snif…) perder esta. Que tal, Marcie?!

    4 de abril, 2011
  • Oi, Marcie, tudo certinho?
    Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
    MARAVILHOSO o post! Se estivesse aí, iria certamente.

    Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000 e fui para os EUA, Boston, para estudar na Harvard, onde estudei até 2002. Desde 2003, moro na Holanda.
    O choque cultural existe e acaba sendo benéfico – de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!

    Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

    E será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (o prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não – por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

    Tenha um ótimo dia!
    Grande abraço.
    Josane Mary

    5 de abril, 2011
    • Obrigada pela visita, Josane! Volte sempre para abrir o bico. 😉

      5 de abril, 2011
  • Olá, Marcie!
    Estou vindo retribuir a visita (mesmo com uma dia de atraso…). Muitas felicidades para você e mais um ano cheio de viagens maravilhosas, daquelas emocionantes e carregadas de significado!
    Bjs.
    Wanessa

    6 de abril, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.