Museu da Imagem em Movimento: o maior movimento em Astória.

Imagem estática do Museum of the Moving Image...(foto gentilmente surrupiada do site do museu).

Tudo começou quando o cinema aprendeu a falar. A Paramount Pictures criou um complexo de produção em Astoria, mas a coisa foi rapidamente para o brejo. É que toda a patota da assim chamada 7a. arte parece que combinou de mudar pra California. Bom, em 1988 parte das instalações acabaram dando lugar ao Museu da Imagem em Movimento que passou a mostrar os bastidores da produção cinematográfica. O problema é que, por falta de dinheiro ou por falta de atenção, o museu envelheceu mais do que as imagens que ele exibia.

Agora corta para 2011: com uma injeção de verba e de vontade de fazer, o novo Museum of the Moving Image abre suas portas com um acervo enriquecido e com toda a tecnologia expositiva (existe a expressão?!) que você possa imaginar. Segundo os curadores, a idéia é resumir, num edifício, a essência de um mundo cada vez mais cercado de imagens: do cinema à televisão ao Ipad ao Iphone ao monitor do taxi, da poltrona do avião, etc, etc.

Seja qual for a explicação, a visita vale a pena. Tudo o que tenha relação com a imagem em movimento (e que valha a pena ser mostrado) está lá. Exemplo: a dentadura que Marlon Brando usou no Poderoso Chefão. Precisa dizer mais?

Sim. Talvez lembrar que Astória, onde fica o museu, possui a maior concentração de brasileiros de New York City. Quer dizer, você sempre vai encontrar um arroz com feijão pra repor as energias…

Compartilhar com:
Comentários
  • Pronto! Agora já tem motivo pra visitar mais uma bairro fora do circuitão! 😉
    Haja tempo!
    Bjks!

    20 de fevereiro, 2011
  • Super interessante para mim. Nunca estive nesse bairro tão comentado e escolhido pelos brasileiros que, em sua grande maioria, largaram tudo aqui no Brasil para tentar a sorte nos States. E esse Museu da Imagem em Movimento deve ser muito, muito legal.

    20 de fevereiro, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.