NY inaugura estação de metrô mais cara do mundo.

Com “apenas” 10 anos de atraso, na primeira semana de março Nova York finalmente inaugura o chamado World Trade Center Transportation Hub. Trocando em miúdos, a estação de metrô feita pelo badalado arquiteto Santiago Calatrava. Na verdade, vai ser uma inauguração parcial. E isso depois do atraso de uma década e de bilhões de dólares acima do budget.

Mas que bom que finalmente o espaço ficou pronto. E, segundo a mídia, é só isso mesmo que a gente vai encontrar lá: um imenso espaço vazio. Hoje e sempre. Por decisão do Calatrava. Não há cadeiras, não há bancos, não há lojas, não há bares, não há nada. Só um chão de marmore de 120 metros de comprimento por 44 de largura e 49 de altura. As lojas, que só abrirão no final do ano, vão ficar fora do perímetro da obra. Obra de arte, aliás, gostemos dela ou não.

Calatrava2

Quando estiver tudo prontinho, a gente vai poder andar subterraneamente do Brookfield Place, o shopping center que fica do lado do Hudson River, até a William Street, no Fulton Center. Mas para que andar debaixo da terra se o mais bonito da coisa fica em cima, não é mesmo?

Por fora, pelo menos, posso afirmar que o Calatrava mais caro mundo (4,4 bilhões de dólares) é uma coisa de cair o queixo.‎ Esperando que ainda se use essa expressão… 🙂

Compartilhar com:
Comentários
  • Fosse no Brasil já estaria sob investigação da Lava Jato. Beijos.

    24 de fevereiro, 2016
  • Que seja um grande sucesso, traga muitas alegrias a todos que terão acesso ao mesmo!

    27 de fevereiro, 2016
  • Ansiosa pra ver! Já adoro toda essa arquitetura de NY, agora então…

    21 de março, 2016

Deixe um Comentário