Escreveu não leu, símbolo!

Estou vendendo o peixe como comprei – e já, já vocês vão ver que a palavra “peixe” cai como uma luva nessa história. Enfim, o “causo” é o seguinte: por causa do alto grau de analfabetismo reinante no pedaço (alguns séculos atrás, é claro), as construções varsovianas eram identificadas através de símbolos desenhados ou esculpidos nas paredes externas. A casa de fulano tinha um ramo. A casa de sicrano, uma águia. A casa de beltrano, uma figura mitológica. Etc, etc (mesmo porque não sei o que vem depois de beltrano).

varsoviapeixes1

Com o tempo, coisa muito natural que acontecesse, os símbolos passaram a identificar atividades (algo como aqueles cilindros meio psicodélicos que, séculos depois, virariam cartão de visita dos barbeiros americanos). Mas voltemos a Varsóvia: apenas ouvida a história, o que é que o guia  mostra como exemplo?  Uma casa em frente com um imenso pelicano incrustado  na parede – um símbolo de caridade cristã que passou a identificar os médicos da cidade. Qualquer problema de saúde, bastava procurar uma casa com a ave de papo grande…

varsoviacastor

Achei divertida a coisa e, como um neurônio puxa o outro, lembrei-me imediatamente (na verdade, 8 horas depois, durante o banho) de um hospital de Bruges com o mesmo pássaro na parede: o St. Johns Hospital. Em seguida, girei um pouco por Varsóvia pra ver que outro bicho ia dar. E não é que deu! Fotografei vários símbolos, os mais interessantes dos quais eu posto aqui.

Mas não me perguntem o que significam. Nós só ouvimos o exemplo do pelicano – e assim mesmo de bicões (ai!) porque não fazíamos parte do grupo…

Compartilhar com:
Comentários
  • rsrsrs sabe que, sobre entrar de bicão no grupo, conversei exatamente sobre isso com a Paulinha Bicudo, pq eu faço muuuito e ela disse que fazia tb. E Claudio Sena brigava comigo por causa disso.. rsrsrs

    18 de fevereiro, 2010
  • aha! entao vc ainda por cima eh simbolo de caridade, queridoca?! :mrgreen:

    18 de fevereiro, 2010
  • E ainda tinha que ser o pelicano, né? Coincidencia… eheheh
    bjs

    18 de fevereiro, 2010
  • Em Amsterdam me contaram a mesma história… que as casas eram identificados por símbolos representando geralmente a profissão dos moradores.

    22 de fevereiro, 2010
    • Pois é…além de tudo o tal pelicano tem alguma utilidade…. 😆

      22 de fevereiro, 2010
  • Muito interessante, eu desconhecia, vivendo e aprendendo.
    Ouvi do pai de uma amiga uma vez, que os sobrenomes muitas vêzes eram originados por algo que relacionado com seu local de moradia, ex: Oliveira (plantação de olivas) Videira ( plantação de uvas) etc.

    28 de fevereiro, 2010
  • oops algo relacionado

    28 de fevereiro, 2010
  • Sou apaixonada por simbolismos!!!
    Parabéns pelo blog>
    Gostei!!!

    1 de março, 2010
    • Obrigada pela visita, volte sempre!

      1 de março, 2010

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.