Pela primeira vez um convidado no meu blog. Coisa de gente grande. Com vocês o meu amigo Erasmo…. Oops, não, o meu amigo Fabio.
Não sei se é pelo contraste ou pelo potencial de recuperação da região, mas parece que só se fala disso em Nova York: a transformação da High Line (tipo um Minhocão deles, mas pra trens) num grande jardim suspenso. Pelo que prometem, caminhar por lá deve se tornar um programa original, agradável e com bons visuais.

A história é bacana: os trilhos elevados foram construídos em uma grande estrutura de aço em 1929 e estavam sem uso há décadas. O abandono abriu espaço pro, bem, “mato” que foi crescendo por ali. Quando você vê fotos do local antes das intervenções, a decadência parece comprometer qualquer boa intenção.

O plano da prefeitura era pôr abaixo, mas os moradores da região se mobilizaram para manter aquela história e “área verde”. E levaram: ao invés de destruir, recuperar — e aprimorar!

Eu fiquei muito bem impressionado com a elegância e (posso dizer?) frugalidade do projeto, resultado de um concurso internacional. Não à toa, portanto, que as impressões dos primeiros visitantes venham tão recheadas de adjetivos!

O fato é que, depois de 10 anos, a primeira fase acaba de sair do papel. Como todo parque novo, as árvores ainda vão demorar pra dar sombra. Mas não é que ficou melhor do que eu imaginava?

O contraste é enorme entre o abandono recente e a modernidade que se ergue. A High Line deve funcionar como mais um vetor de revitalização de toda a região, onde a arquitetura arrojada deve dar o tom, reforçando o agito do Meatpacking District.

A visita é recomendada: a Marcie (proprietária deste recanto cibernético e autora das fotos que ilustram o post) garantiu que a coisa é bonita mesmo debaixo de chuva.

Tags: Fabio
Tuesday, June 9, 2009 at 11:49 pm |
O próximo: dicas da Marcie sobre São Paulo, com fotos minhas!
Wednesday, June 10, 2009 at 6:23 am |
Gostei.. lugar super charmosinho..
Boa pedida..
=)
Wednesday, June 10, 2009 at 9:36 am |
Muito legal Marcie…
Fiquei com vontade de visitar
js
Wednesday, June 10, 2009 at 11:16 am |
[...] então, o primeiro post a seis mãos da história desta comunidade viajandona: texto do Fabio, fotos da Marcie e making-of [...]
Wednesday, June 10, 2009 at 11:23 am |
Em Paris tem um treco desses – não é “aproveitado”, mas é divertido tb (só que não lembro o nome, não lembro onde fica…acho que perto da Gare du L´’Est)
Wednesday, June 10, 2009 at 11:39 am |
Achei a idéia bem interressante, mas não seria realmente mais legal fazer o jardim ao longo do percurso dos trilhos, mas a altura dos olhos?? É que normalmente a área sob esses viadutos são feias de dar dó – estacionamentos, depósitos, moradias, abandono. Seria legal aproveitar o espaço sob a estrutura para usos úteis e agradáveis, como feirinha (de orgânicos!!), lojinhas, cafés… até um estacionamento arrumadinha, porque não?
Wednesday, June 10, 2009 at 11:40 am |
Tem em Paris sim. Exatamente isso, do lado da Gare de Lion. Chama-se Promenade Planté.
E o final desse parque/ferrovia dá num gramado lindo e embaixo dos “arcos” que sustentavam o trilho fizeram lojas lindas, de roupas, papelarias, de artigos esportivos. Muito lindo.
Wednesday, June 10, 2009 at 12:43 pm |
Parabens pelo blog e pelo post Marcie. Lembranças da California pra vc.
Wednesday, June 10, 2009 at 12:51 pm |
Adorei!
Wednesday, June 10, 2009 at 1:47 pm |
Marcie, sou tripulante do VnV desde 1900 e antigamente, e foi por lá, que fiz a travessia para cá. Em janeiro/2010 estarei em NY e reservei o hotel Rockefeller Center, 03 dias, 369,60US$, depois fico em um apart alugado com uns parentes. Você conhece o hotel e a região onde ele fica, 25 West 51 st Street? Fiz uma boa escolha? Em comparação com outras opções, achei interessante, só não quero entrar em uma furada e encontrar uma espelunca. Se você tiver alguma dica, agradeço muito.
Friday, June 12, 2009 at 12:02 pm |
Rosa, eu confesso que não conheço esse hotel. A localização é excelente – bem em Midtown. Se por esses dias eu conseguir passar lá p./dar uma olhada, eu te aviso.
Wednesday, June 10, 2009 at 2:23 pm |
Impressionante o que eles fizeram no lugar. E lindas as fotos do lugar no “antes”. E no “depois” tb claro!
Wednesday, June 10, 2009 at 7:18 pm |
Pensei que esse projeto nao ia sair do papel e não eh q eles terminaram e ficou legal mesmo?!
Se funcionaria por aqui no Minhocao, não sei…Ate poderia, mas pela extensão, nao sei se ele ficaria muito abandonado ao longo do tempo…
So uma pergunta: para chegar em cima dele o acesso é como? escada mesmo?
Wednesday, June 10, 2009 at 8:46 pm |
Guta, para a parte que foi terminada há, sim, escadas e por enquanto um elevador para quem necessita.
Wednesday, June 10, 2009 at 8:31 pm |
Mais um motivo para eu me animar a visitar NYC! Thanks, Marcie!
Thursday, June 11, 2009 at 7:36 am |
Que ótimo! O Meatpacking precisava mesmo de um pouco de vida, digo natural mesmo.
Thursday, June 11, 2009 at 7:58 am |
Eu vi as fotos de como era o lugar antes e achei horroso, pior do que o minhocão por aqui, mas a transformação é absolutamente radical; conseguiram deixar o local belo e interessante. Adorei o post. Parabéns!
Thursday, June 11, 2009 at 4:57 pm |
Também fiquei com vontade de conhecer… Aliás, ando com uma baita vontade de ir a NY. Já vão fazer 9 anos que não apareço por estas bandas! Tenho um casamento em DC em novembro. Tomara que consiga dar uma esticadinha. Parabéns pelo post.
Friday, June 12, 2009 at 2:29 pm |
Obrigada, Marcie. Estou copiando/colando as suas dicas, valem ouro. Tudo de bom!
Friday, December 18, 2009 at 1:04 am |
мне кажется: превосходно!