No Brasil não tem “um chopps”? Então, aqui tem “um biscoitos”.

Como todo mundo já deve ter notado, o biscotto italiano virou mania nacional nos Estados Unidos. Só que, por uma qualquer inexplicável razão, ele acabou chegando aqui no plural: biscotti. Mesmo que seja um só: um biscotti. Quer dizer, o “um biscoitos” lá do título.

Que fazer, não é mesmo? O negócio é deixar pra lá a gramática e saborear as dezenas de variedades que o biscotto tem adotado. Com nuts, com chocolate, com baunilha, com frutas secas, com o que você imaginar.

Como eu não tomo café nem café com leite nem dessert wine, não consumo biscotti (na verdade, mesmo que tomasse…). Mas, enfim, é uma iguaria cheia de história. Nasceu na Itália, na cidade de Prato. OK, vou fazer a piada: biscoito no prato… Dizia, nasceu na Itália e conquistou o mundo. Teria chegado à América com Colombo: como a consistência do bicho é próxima do tijolo, era o prato (de novo!) ideal para longas viagens.

Hoje parece ideal para as longas permanências nos Starbucks da vida. Se você ainda não provou, cuidado com os dentes. Ou então mergulhe o dito cujo na starbuckiana infusão que você tenha escolhido.

Ah, claro, faltou dizer duas coisas. A primeira (segredo de polichinelo) é contar por que o biscoito é duro assim. Porque, como o nome diz, ele vai ao forno duas vezes: bis-cotto. A segunda é contar quem faz o melhor biscotti em New York. Dizem (já que não sou do ramo) que é a Bis.Co.Latte, no 667 da 10a. Avenida (esquina da 47). Alguém se habilita?

Compartilhar com:
Comentários
  • Hummm, adoro essE biscoitos! Conheço como cantucci, não sei se é um tipo de biscotti, feito de amêndoas, uma delícia – mas tem que ter dentes fortes e mordida treinada! Depois de muitas tentativas aprendi a fazer, mas é trabalhoso, assa 2 x, tem o ponto certo prá cortar… Se virou mania aí, rapidinho a galera começa a abrir “biscotterias” por aqui também.Que chegue logo! Um beijo

    14 de janeiro, 2011
  • Cara, eu ñ curto muito. Comprei quando El Corte Inglês fez a semana italiana, e foi aquele tipo de guloseima – “ficou na prateleira”.
    beijos

    14 de janeiro, 2011
  • Adorei. E biscoito sempre é delicioso pra mim. Quanto mais duro melhor. hehe

    14 de janeiro, 2011
  • Hum… não custa dar uma passadinha lá pra conferir. Fevereiro tá chegando!

    14 de janeiro, 2011
  • Como é q alguém não toma café ? OMG.

    15 de janeiro, 2011
  • Que delícia de post 🙂 Também não sou das dez mais fãs de biscotti, mas adorei saber da tendência novaiorquina rsrsrs… Bjs!

    16 de janeiro, 2011
  • Também conheço como cantucci! É um tipo especial? E aqui também tá cheio deles. AdoUro! 🙂

    E não dá mesmo pra entender não tomar café, né Dani? 😉

    16 de janeiro, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.