Nem rosa nem azul. Preto e branco.
A exposição começou sexta-feira: Picasso, Black & White. E eu, como estava na vizinhança, resolvi agir como aqueles fanáticos por Apple que querem-porque-querem ser os primeirões da fila. Não fui uma das primeironas, é verdade, mas logo no comecinho da mostra eu já estava lá dentro.
Bem, a primeira constatação é que uma exposição em preto e branco, seja ela de quem for, não podia ter encontrado lugar mais adequado do que o edifício totalmente branco do Guggenheim. Uma belezura! Mas tem um preço, além dos 22 dólares do ingresso: galgar a famosa rampa em caracol, do rez-de-chaussée até o topo. Claro que você também pode subir de elevador e descer a pé. O problema é que a cronologia vai ficar ao contrário: de 1971 até 1904… Não dá, não é?
São 118 obras, das quais mais de 30 estão sendo expostas pela primeira vez nos Estados Unidos. E tem uma meia dúzia completamente inédita: “picassos” pertencentes a colecionadores particulares que finalmente vêm a público. Já aviso que a Guernica não faz parte da mostra, mas você vai encontrar vários estudos, além de alguns quadros que já preanunciavam a famosa tela.
Como a mostra continua até 23 de janeiro, melhor se precaver e reservar online. Para o final de ano, a previsão é de filas que não vão ficar nada a dever ao lançamento do iPhone 6… Ah, sim, uma vez no Guggenheim, claro que também vale a pena dar um bico no acervo permanente: impressionistas com cores saindo pelo ladrão. Só para você se recuperar um pouco do festival de preto e branco. 😉
Alexandre Costa
/
Cadê um teletransporte pra ir agora a NY? E o pior é que não conheci o Guggenheim quando estive na cidade. Ótimo motivo pra voltar, não é?
Ótimo post! Beijos!
7 de outubro, 2012abrindoobico / Author
/
Obrigada, Alê. Precisando de ajuda, posso lhe dar mais alguns motivos para vocês voltarem, tá? 🙂
7 de outubro, 2012Camila
/
uau! finalmente não vou passar vontade… já vou reservar pra novembro!
7 de outubro, 2012abrindoobico / Author
/
Que bom, Camila. Depois venha contar aqui se gostou.
7 de outubro, 2012Obrigada pela visita, e volte sempre para abrir o bico! 😉
Claudia Matoso
/
Acho que, desta vez, vou conhecer o Guggenheim! Pelo menos não faltam motivos! Mas cada vez mais me convenço que tá faltando dia na viagem. 😉
7 de outubro, 2012Carmem
/
Tava querendo conhecer o Guggenheim, mesmo…
8 de outubro, 2012abrindoobico / Author
/
🙂
10 de outubro, 2012Fernanda Cattoni
/
Marcie chego em NY no sábado… o museu está na minha lista imensa de locais para visitar. Precisamos agendar a entrada antecipadamente? Não li nada a respeito disso em outros blogs e sites… fiquei confusa!
25 de outubro, 2012Conheci o seu blog pelo VnV e adoro!! Bjos
abrindoobico / Author
/
Não, Fernanda. Não precisa agendar. Só precisa ter paciência para um pouquinho de fila.
Obrigada pela visita e volte sempre para abrir o bico! 😉
25 de outubro, 2012