Passou no exame, tocou no metrô.

Sabe os músicos que você costuma encontrar nas estações de metrô de Nova York? Eu (quando ainda andava de metrô…) já tinha perdido a conta. Mas, na verdade, são aproximadamente 350. E todos eles habilitados pelo Metropolitan Transportation Authority. Os candidatos, que vêm do mundo inteiro, têm que solicitar uma audition com o programa Music Under New York. E aí eles têm 5 minutos para provar a que vieram. Se forem aprovados nesse teste (que acontece na Grand Central Station) recebem uma autorização para performar (ui!) não só no metrô mas também nas estações de trem da cidade.

Estou contando isso, não só porque acho curioso, mas também porque o programa acaba de aprovar mais 28 candidatos. E um dos juízes, sempre segundo a imprensa, foi um cellista que batalha nas plataformas desde 1987… Pois é, são vários os que transformam o que teoricamente seria um bico, numa atividade duradoura. Como uma já famosa harpista que – se você tiver sorte – um dia ainda vai encontrar. Outros fazem desse trabalho um trampolim para sua carreira musical.

Ah, sim, e têm também os que fazem o contrário. Por pura brincadeira, é claro. Anos atrás, foi o famosérrrimo Joshua Bell. Escondido atrás de um boné e de uma roupa surrada, ele soou seu violino de 3.5 milhões de dólares durante 45 minutos no metro de Washington. Ganhou uns trocados e foi reconhecido por uma única pessoa…

Com esse precedente do Joshua, melhor prestar atenção a próxima vez que você encontrar um músico de metrô. Quem sabe não é outro famoso tirando uma?… 😉

 

[Foto : Dreamstime®]

Compartilhar com:
Comentários
  • Ahh adorei saber disso!! Não tinha ideia que era algo assim “profissional”! Aliás, faz pouco tempo que descobri uma banda ótima, que começou tocando no metrô e ruas de Nova York e agora está fazendo shows pelo mundo. Inclusive veio para o Brasil esses dias 🙂

    4 de agosto, 2017

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.