A arte moderna do Irã em Nova York.

Não é com muita frequência que os museus e galerias de Nova York abrem espaço para a arte que não venha de “fornecedores” consagrados, como por exemplo Europa e Ásia. Menos ainda arte contemporânea. E quando essa regra é quebrada, o que a gente tem que fazer é aproveitar.

Digo isso porque a New York University acaba de abrir a exposição Global/Local 1960-2015: Six Artists from Iran. Exato, do Irã, um país com o qual o Tio Sam não está exatamente trocando gentilezas. Mas arte é arte. E a prova disso é que a mostra vem cercada de um buxixo bastante grande.

Entre esculturas e pinturas, a exposição contém 90 obras, 20 delas doadas à NYU pela Abby Grey Collection. Abby, desculpem a intimidade, foi uma pioneira no “descobrimento” e na promoção da arte iraniana (na verdade, do Oriente Médio e Ásia) na longínqua década de 60. Seu objetivo era tornar conhecida a arte moderna de países não ocidentais. E conseguiu.

Você tem até 2 de abril para comprovar. E como a galeria fica na badalada Washington Square, a visita à mostra também pode ser feita com segundas intenções.

 

 

[ Foto : Dreamstime® ]

Compartilhar com:
Nenhum Comentário

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.