New York já colocou as manguinhas, quer dizer, as mesinhas de fora.

A mudança acontece da noite para o dia: basta o termômetro subir um pouquinho… que a cidade se transforma. Como por mágica, surgem “outdoor tables” nos locais mais improváveis que você possa imaginar. Grandes restaurantes, médios restaurantes, pequenos restaurantes, cafés, delis, padarias, todo mundo passa a fazer de conta que está na praia ou na Europa e ocupa a calçada com mesas de todo tipo e tamanho.

 

Claro que não há a mínima preocupação se a calçada tem meio metro de largura. Ou se a rua é de trânsito pesado. Ou se é um cruzamento ainda mais complicado. Ou se tem latões de lixo ali ao lado. Ou se é um lugar barulhento. Ou se não tem sombra. Nada disso interessa. Basta haver uma mesa na calçada que vem alguém e senta.

 

Sem brincadeira, os lugares são disputados a tapa. E há locais onde, aos domingos, a espera supera (ui, rimou) as duas horas. Não contem comigo. Primeiro, porque odeio esperar. E segundo, muito mais importante, porque fora não tem ar condicionado… 😉

 

Mas não posso negar que “mesinhas na calçada” tenha passado a fazer parte do cenário da cidade. Apesar dos proprietários de restaurantes e cafés não morrerem de amores pela ideia. É verdade, viu! Parece que a coisa é complicada. A começar pelo custo: a prefeitura cobra uma grana black pelo uso do solo. Depois, pela dificuldade de controlar mesas que estão fora e portanto fora de controle. Segundo eles, é muito comum o freguês desaparecer sem pagar a conta. Ou desaparecer o dinheiro que o freguês deixou na mesa. Sem falar no problema com mendigos. Somem talheres, galheteiros, açúcar, o diabo. E, pra completar, as chuvas repentinas…

 

Mas longe de mim querer desestimular a prática. Com todo mundo na cidade já com as manguinhas de fora, nada mais natural do que escolher um local com mesinhas idem…

[ Foto Julie Grynblat Munn ]

Compartilhar com:
Comentários
  • Sou fã da Primavera e de tudo o que chega com ela, flores, árvores verdes, parques lotados e mesinhas nas calçadas – um charme. Mas dispenso, preferindo o AC e a privacidade. Não há como negar que a cidade fica mais animada, não?

    15 de abril, 2014
  • Ando suspirando aqui… =)

    15 de abril, 2014
  • Adoro!!!! Também adoro o AC mas as mesinhas pra fora são um charme. Saudades!

    15 de abril, 2014
  • Vou para NY no próximo domingo, mas vi num site que ainda estará friozinho…minimas em torno dos 9 graus…Será o caso de levar casaco mais pesado, tipo de lã ou seria exagero?

    23 de abril, 2014
      • Obrigada pela resposta rápida e atenciosa. E pelo alívio de sair de Curitiba sem ter que carregar casaco pesado rs. Abraço

        24 de abril, 2014

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.