Brooklyn, here we go!

Não há como negar: o Brooklyn é a nova Manhattan! Se alguém ainda tinha dúvidas, vejam o que andam dizendo por aqui: até o venerando Oyster Bar, do Grand Central Terminal, estaria abrindo uma filial em Park Slope no final do ano. Com isso, seria o enésimo exemplo de griffes famosas cruzando a ponte.

Só de memória, vejam quem já se estabeleceu por lá ou está se preparando para abrir as portas: Armani Exchange, Victoria’s Secret, Nordstrom Rack, Century 21, H&M, T.J.Maxx, GAP, Aèropostale, etc. Isso sem falar nos restaurantes. E nos bares. E nos mercados. E nas livrarias. E nas galerias. E nos ateliers…

Eu sempre achei que tudo isso acontecesse meio que naturalmente: o famoso conceito de “trend”. Jovens, principalmente na área de arte, começam a chegar. Seguem-se bares e galerias. O buzz se instala. E aí, como os preços ainda são bons, a classe média inicia a invasão.

Mas na verdade não é assim. A ocupação não tem nada de espontênea. Ao contrário,  é estudada milimetricamente por vários órgãos municipais. Alguns deles, como o RPA, em funcionamento desde 1929. Se você quer saber um pouco mais sobre como a coisa acontece, recomendo o artigo de Doug Henwood (How the 1 Percent Rules) publicado no The Nation, que o maridão assina.

Como dizem por aqui, é um texto illuminating, pois acaba com a ingenuidade da gente de pensar que tudo o que está acontecendo no Brooklyn é espontâneo. Não é, não. É tudo rigorosamente orquestrado. E perdão se destruí sua ilusão de estar descobrindo alguma coisa… 🙁

Compartilhar com:
Comentários
  • Louca para conhecer …muita coisa boa Deus!!!!!
    Vou ler o artigo do maridao também.

    21 de julho, 2013
  • Sem contar que a melhor Pizzaria (Di Fara) também está lá!

    21 de julho, 2013
  • Boa Marcie… nada é por acaso nessa vida, ainda mais em Noviorque!!! ehehhe…
    Acredita que ainda não fui ao Brooklyn, sempre acabo me perdendo em Manhattan e fico deixando os boroughs pra outro dia 🙂 … mas está na lista e quero muito!
    Mas confesso que quando li o título, achei que você também tinha aderido a “moda” e se mudado pra lá!

    22 de julho, 2013
  • Eu nao tinha a mínima idéia desse ‘bairro’ do Brooklyn. Eu lembro que fui até a uma pracinha, Carroll Garden, a pé e já estava me achando um grande desbravador, rs.
    Ja tenho uma nova viagem programada pra maio. Vamos ver se haverá tempo pra novas aventuras broonklyanas! Bj

    22 de julho, 2013

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.