Não fotografe com a boca cheia!

Imaginem como a vida seria chata se não pudéssemos mais viajar virtualmente com nossos amigos ou, pior ainda, se fôssemos impedidos de degustar visualmente as maravilhosas refeições que eles consomem ao longo do roteiro. Imaginem, horror dos horrores!, como seria insípida nossa timeline sem clicks como este do Ricardo Freire (@riqfreire).

Pois é isto o que os restaurantes de New York estão querendo fazer. Querendo, não: na verdade, já estão fazendo. A palavra de ordem, de norte a sul, de leste a oeste, é uma só : abaixo o fotógrafo de comida! 😯

E como eles estão fazendo isso? Segundo a imprensa, alguns locais procuram agir com extrema classe. Um deles, por exemplo, pergunta se o interessado não prefere fotografar seu prato na cozinha com todo o entorno que você pode imaginar. Outros, simplesmente proíbem e pronto.

E como a resistência (às fotos de comida) tem crescido muito, em muitos lugares são os próprios habitués que acabam assumindo o papel de polícia. Fazem cara feia. Chamam pelo maitre. Ameaçam. Riem de um hábito que consideram “incivilizado”, etc, etc.

Sei, não. Eu entendo que possa haver exagero. Já vi, aliás, muito exagero. Já vi gente subir em cadeira pra alcançar um melhor ângulo, esquecida de estar dividindo o espaço com mais 10, 20 ou 30 pessoas que não têm nada  a ver com isso. Mas, ao mesmo tempo, também já testemunhei clicks discretíssimos, incapazes de incomodar quem quer que seja.

O que fazer, então? Na minha “modéstica” opinião, usar o famoso bom senso que nunca costuma ficar longe dos bons modos. Há ocasiões e há ocasiões. Há restaurantes e há restaurantes. E principalmente: há maneiras e há maneiras.

Não sei se fui clara.

Quer saber? Acho que fui claríssima!

[Foto gentilmente surrupiada do Instagram® do Ricardo Freire ]

Compartilhar com:
Comentários
  • Marcie, proibir eu acho meio exagerado mas que o pessoal podia maneirar, podia. As vezes, esses loucos por fotografar comida enchem bem o saco. Não o Riq, claro. Ele é utilidade pública.

    24 de janeiro, 2013
  • Uma outra regra é fotograr o prato e não aproveitar o momento pra tirar foto do vizinho ao lado, principalmente se for pessoa conhecida.
    Adorei o post
    beijos

    24 de janeiro, 2013
  • Com tanta coisa mais útil prá se proibir num restaurante…
    Bem faz a Sudbrack que antecipa a foto e nos alimenta os olhos com suas delícias.
    Um beijo

    24 de janeiro, 2013
  • Também acho que há maneiras e maneiras, lugares e lugares, circunstâncias e circunstâncias. Entendo os argumentos que eles usam e concordo que existem alguns exageros. Também já entrevistei chefs que falam que ficam mesmo angustiados ao verem um prato que deve ter consumo imediato demorar muito para ser saboreado porque o cliente gasta muito tempo procurando o melhor ângulo da foto. Mas acho que uma proibição como essa pode ser, sim, um belo tiro pela culatra para alguns estabelecimentos, pois já é antipática por definição.

    24 de janeiro, 2013
  • Eu gosto da ideia de fotografar rápida e ligeiramente… não porque vá a correr publicar ou coisa do género. Mas, porque, no fundo, as refeições constituem uma parte interessante da viagem. É uma memória a acrescentar a outras.

    24 de janeiro, 2013
  • Eu morro de vergonha de tirar foto da comida, mas sempre tiro, da forma mais discreta possível. Geralmente continuo na mesma posição que utilizo o celular, só ajeito o ângulo e quase nunca uso flash…

    24 de janeiro, 2013
  • Um tiro de 12 no pé, principalmente pelo fato: Só se deseja o que é visto! Hmmm meio Silêncio dos Inocentes a frase… 🙂

    Uma coisa é sacar uma DSLR com um volume considerável, outra é puxar seu fone e plec! Nem barulho, nem flash! Só registro 😀

    24 de janeiro, 2013
  • Eu hj em dia poucas vezes publico enquanto estou comendo. Tiro as fotos rapidinho e depois que termino do comer, ou até mesmo fora do restaurante, publico. Sou das que morre de vergonha… Mas interessante que qdo esse assunto surgiu num encontro com o Chef Michael Mina, ele disse que se sente muito lisonjeado e que são os clientes fazendo uma propaganda que pra ele é impagável. Se alguém foi no restaurante dele e gostou tanto que está compartilhando com os amigos ele fica muito agradecido e até responde. Mas ele disse que em SF tb essa moda de proibir telefone já chegou, nao só pelas fotos, mas pelo papo no telefone e tem até quem dê desconto se vc deixar o telefone na entrada. Cada um com seu cada um né?

    24 de janeiro, 2013
  • Eu sou totalmente contra estas proibições. Com tanta coisa para se preocupar, me parece uma tremenda bobagem. Eu nunca presenciei nenhuma cena exagerada, e acredito que férias, momentos de ócio não são compatíveis com atos de reprimenda pelo simples fato de tirar uma foto.

    24 de janeiro, 2013
  • Jura que vc viu alguém subindo em cima da cadeira para tirar foto?? Vc precisa fazer um blog à parte só com todos os seus caUsos!! 🙂

    E sobre fotografar comida, sou daquelas que tinha vergonha, aliás, ano passado não tirei uma só fotinha num dos melhores jantares que tive EVER! Acho que em função de não ter tirado foto por vergonha, me arrependi e agora tento tirar, mas muitas vezes o prato chega e me esqueço! Agora proibir já são outros 500…acho complicado!

    24 de janeiro, 2013
  • Um aspecto que eu acho que deve (ou deveria) incomodar os cozinheiros nessas fotos é que nem todo mundo tem o cuidado que o Riq tem na hora de registrar o momento. Muitas vezes, o que vemos é apenas uma massaroca que não favorece nem um pouco o restaurante ou o trabalho dos profissionais.

    Isso, para mim, seria o maior motivo para proibir as fotografias.

    De resto, minha opinião é dividida.

    Por um lado, apesar de raramente fotografar pratos (nem lembro quando foi a última vez), acho bobagem esse impedimento e concordo com a tua opinião claramente explicada, Marcie.

    Por outro lado, admiro esses donos de restaurantes que impõem regras rígidas nos seus estabelecimentos, tipo aqueles que se negam a retirar algum ingrediente do prato, a pedido do cliente. Então admiro quem tem coragem para proibir uma moda tão forte como essa.

    24 de janeiro, 2013
  • Adoro ver e tirar fotos de comida. Nunca subiria na cadeira, eu juro. Acho que dá água na boca de quem vê e ajuda a divulgar o local. Falando nisso, esse manjar de coco aí… meu Deus!

    24 de janeiro, 2013
  • Pelamor…. Eu paro, mas tem que arrumar um salvo conduto para o @riqfreire!!!!

    24 de janeiro, 2013
  • O problema é que infelizmente parece que o bom senso anda brigado com os bons modos… Bom, daí a proibir, sei lá. Vou pensar e já te falo! rs

    bjs

    24 de janeiro, 2013
  • Mas isso é muito, MUITO, ridículo! Se a pessoa quer tirar foto o problema é dela, se ela quiser fazer um castelinho com o purê de batata também, se ela quiser comer peixe de colher, se quiser pedir sal pra pôr na sobremesa… Ninguém tem nada a ver com isso! Eu jamais iria num lugar desses; pagar pra que mandem em mim?! Tô fora de dos and don’ts quando estou de férias.

    24 de janeiro, 2013
  • Nomes aos bois, digo, às churrascarias, Marcie! Exatamente onde não querem que eu vá? :mrgreen:

    25 de janeiro, 2013
  • Proibir é uma besteira. Um pouco de discrição no momento da foto é de bom senso. No geral é muita importância dada a bobagem pouca

    25 de janeiro, 2013
  • Bom senso é complicado, pois o do outro nunca é como o nosso!
    Sou daquelas que adora fotografar pratos, tb rapidinho e de forma discreta, mas em muitos locais não fotografo pois não me sinto à vontade. Simples assim: se bateu a vontade, fotografo! Nunca ninguém me disse que não, felizmente. Muito pelo contrário, até parecem gostar.
    Mas é necessário ter muito cuidado para não expor os demais clientes do restaurante, a maioria não gosta!
    Porém a foto dos pratos já me causou MUITA dor de cabeça, justamente pq alguns leitores consideram muito cafona! Eu gosto, adoro compartilhar essas experiências gastronômicas e não perdi leitores interessantes devido a isso! Então continuo!!! 🙂

    25 de janeiro, 2013
  • Pois é, polêmico…

    Também concordo com o pessoal que acham um exagero. Sei lá, em tese se você está pagando pelo serviço e pela comida, você não teria também o direito de fotografar? E, mesmo entendendo os chefs que ficam para morrer ao fazer um prato com todo o capricho para ser comido na hora e vê-lo ali esfriando porque o cliente está fotografando, não é o cliente que está “optando” por abrir mão de consumir o prato no seu auge por alguns minutos de fotografias e compartilhamentos?
    Sei lá, concordo que às vezes há exageros – embora nunca os tenha presenciado, sorte minha? – mas acho que há direitos e direitos, formas e formas, e sempre achei proibições sumárias uma medida forte demais, por fechar a questão e pronto.

    E eu nem sou adepta de fotos de comida, mas não nego que elas muitas vezes lembram uma noite especial, uma viagem bacana, uma comemoração para ser lembrada. Então por que não deixar as pessoas serem felizes, fotografando sua comida se for só ali na sua mesa, um lance pessoal só entre você e o seu risoto, sem estragar a refeição alheia?

    Pessoalmente, me incomoda muito mais num restaurante uma mesa ao lado conversando aos berros do que um quietinho mandando ver no seu Instagram…

    25 de janeiro, 2013
  • Polemico mas contra o mundo que vivemos das mídias sociais e compartilhamento de experiências, um pena.
    Existem pessoas exageradas e sem noção, e com um celular ou câmera fazendo barbaridades, mas subir na mesa é um absurdo tão grande quanto proibir.
    Existem restaurantes que até atender o telefone seria proibido.

    Vamos ver, mas o estabelecimento que não deseja publicidade gratuita que entre nessa.

    Beijão e bom final de semana, e cuidado se fotografar não coma, ou coma sem fotografar 🙂
    @GusBelli

    25 de janeiro, 2013
  • Com tanta coisa importante pra pensar…
    Pra que se preocupar com uma simples foto?

    25 de janeiro, 2013
  • Adorei o post.

    26 de janeiro, 2013
  • pois é, exageros existem em todas as situações, mas tbém acho q proibir foto é o fim da picada!

    27 de janeiro, 2013
  • Concordo com o bom senso que fica sempre ao lado dos bons modos. O problema é que anda em falta no mercado. Exagero eu vejo sempre seja no instagram seja ao vivo. E proibir é outro exagero, né não?

    27 de janeiro, 2013
  • Tudo nessa vida é bom senso! Confesso que sou viciada no Instagram, mas digo que as minhas fotinhas não incomodaram nada na mesa do restaurante, ao contrário do casal da mesa ao lado (sim, brasileiros) que conversava no celular com o viva-voz ligado!
    Nas minhas fotinhas nunca uso flash e ainda coloco no silencioso porque o barulho me incomoda.

    29 de janeiro, 2013
  • Ich… eu adoro ficar tirando foto de comida, como faz? Mas só tipo com o iPhone para parecer mais discretinho 🙂
    Mas sabe que se eu fosse dono de restaurante, talvez acharia ruim tb, pois minha criatividade ficaria ali toda estampada pra todos copiarem… mas por outro lado, propaganda gratuita!
    E vamos usar o bom senso… ai ai ai…
    bjos

    31 de janeiro, 2013

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.