No Bronx, um museu cheio de poesia.

Dia desses falei dos pequenos – mas ótimos – museus de New York que acabam escapando do radar da grande maioria dos turistas. Hoje vou falar de uma atração ainda menor, mas não menos interessante para os admiradores do personagem em questão. Trata-se do Edgar Allan Poe Cottage, recém restaurado no Bronx. Uma casinha onde o infeliz poeta viveu com a esposa Virginia e com a sogra. Não, não digo infeliz por causa da sogra, mas sim porque Virginia, que se casou com 13 anos, faleceu no local.

A casa foi endereço do poeta por apenas três anos, mas tempo suficiente para virar museu com visitas aos sábados e domingos. Administrado pelo Bronx County Historical Society desde 1975, o cottage mantém sua aparência original e é decorado com móveis da época. As peças originais são o leito de morte da jovem esposa e a cadeira de balanço do poeta. Uma cadeira cheia de história, pois foi nessa casa que Poe compôs vários de seus mais famosos poemas: Annabel Lee, entre eles.

O cottage fica dentro do Poe Park que, por sua vez, fica ao lado da Fordham University. Na verdade, toda a área que vai da rua 184 até a 194 (east) tem um pouco de história para mostrar. Exemplo: o Loew’s Paradise Theater, que virou landmark da cidade em 2006.

O problema é que fica um pouco longe (embora sempre mais perto do que Baltimore onde o casal também fixou residência). Mas se, por amor ao poeta ou interesse por museus fora do mapa, você decidir se aventurar, desça na Fordham Road Station: o bouvelard, quer dizer, a grande avenida em frente leva você até o Poe Park.

Compartilhar com:
Comentários
  • Anotado. Sempre achei seus poemas interessantes. O museu também deve ser.
    Abraço
    Jodrian

    13 de setembro, 2012
  • Adoro cantinhos escondidos e esses lugares cheio de histórias. Sempre achei que visitar uma casa é algo que diz muito mais de seus donos e da época do que muito guia turístico basicão por aí!

    Dica anotada!

    14 de setembro, 2012
  • Que bom voce voltou a postar, seus textos são deliciosos!

    14 de setembro, 2012
  • Um sonho: ficar em NY o tempo suficiente pra conferir todas as dicas do “Abrindo o bico”. Pode?

    16 de setembro, 2012

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.