Picasso no pedaço.

Não é em Manhattan. Não é em New York. Na verdade, não nem mesmo no estado de New York. É em Greenwich, Connecticut. Mas vale a pena porque você acaba matando, coitadinhos!, dois coelhos com uma só paulada (pois cajadada me parece meio antigo).

Como o título diz, é uma exposição do Picasso. Para ser mais exata, desenhos do Picasso. No Bruce Museum, na citada simpática cidadezinha de Greenwich. Fiquem tranquilos que é bem perto. De carro (saída 3 da I95) ou de trem da Grand Central (Metro North). Um dos municípios mais tradicionais do país (1642), Greenwich  vale o passeio. Ainda mais podendo juntar com uma mostra do mestre Picasso.

Agora a exposição. Como disse, são desenhos. Feitos entre 1933 e 1934 quando Picasso, já com 45 anos, estava gamado (ai, traí minha idade) por Marie-Thérèse, que tinha apenas 17. E, além de tudo, ele era casado. Com uma dançarina russa, de quem nunca se divorciou para não ter que dividir o patrimônio. Já imaginaram o patrimônio do rapaz?!

Bem, os desenhos. O tema é escultura, gênero pelo qual o mestre tinha começado a se interessar. E o estilo é clássico: Picasso tinha visitado recentemente Roma, Nápoles e Pompéia. Outra curiosidade é que ele teria dado essas gravuras (quer dizer, as matrizes) em troca de seus primeiros trabalhos que ainda estavam com o marchand Vollard, que o tinha ajudado no início de carreira. Daí o nome da coleção: Picasso’s Vollard Suite: The Sculptor’s Studio.

Mas o mais importante é que, com história ou sem história, a visita vale pena. Tá bom, não é em New York. Mas pode demorar menos do que um cross town quando está acontecendo alguma coisa na ONU. E o que tem acontecido de coisa na ONU

Compartilhar com:
Comentários
  • Ai, ai, ai…. (suspiros!) Que saudades de Connecticut. Morei seis meses em Stamford, que ficava ali pertinho de Greenwich. E além disso, Picasso! Tudo junto! AmoMuitoTudoIsso! Bjs! 🙂

    26 de setembro, 2011
  • Boa dica ! muito interessante 🙂

    26 de setembro, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.