A New York do Diego Maia.

Pro JFK você voou. E de lá pro hotel, como é que você vai: taxi, limo, shuttle ou metrô?
De metrô. Mas me dei mal na minha primeira vez: cheguei cedo, por volta das 8h, e a linha E, que vai da Jamaica Station até midtown, estava lotada e com trens parando entre as estações. Demorei uma hora e meia em um trajeto que não levaria meia hora normalmente. Mas foi interessante observar que o mau humor do nova-iorquino no transporte público não é muito diferente do do paulistano: ouvi uma boa variedade de xingamentos em inglês nesse tempo.

OK, você chegou ao hotel, desfez as malas, e já está na rua: qual é a primeira coisa que você faz?
Cuidar do estômago: comer bagel e tomar um café em alguma deli pra aguentar as andanças do primeiro dia.

Deu fome. Você entra em qualquer lugar ou tem um ou mais restaurantes favoritos?
Normalmente entro em qualquer lugar (tipo as Pax, que a gente encontra em várias esquinas de Manhattan), mas gosto de sair com alguns lugares em mente e visitá-los se estiver por perto. Dos restaurantes que visitei nesse esquema, gostei bastante do Veselka, o ucraniano do East Village, despretensioso e barato. Pra hamburguer, não pense em passar pela cidade sem experimentar o do Shake Shack (deve ter algum composto químico viciante naquela carne, não é possível).

Além do roteiro de compras, de que outras maneiras você vive a cidade? Broadway, museus, passeios, cinemas?
Museus são obrigatórios em qualquer viagem que eu faço, então deixei um bom tempo para visitar o Met, o Museu de História Natural e o MoMA. Tipo uma tarde inteira pra cada um deles. Mas o que eu gosto mesmo é de dedicar dias inteiros a bairros específicos: um dia pro Village, um dia pra Chelsea e SoHo, uns dois dias pra Midtown…. E andar muito. Muito mesmo. De criar bolhas nos pés. Parando em lojas, cafés, restaurantes, descansando em parques. E sair à noite é sempre bom pra conhecer o “outro lado” da cidade (fiquei impressionado com a quantidade de bares de rock no LES).

Qual é a área da cidade que você mais gosta e por quê?
Midtown se estiver num mood mais clássico e Brooklyn/Williamsburg quando quero pagar de hipster, haha.

Outlet é out ou ainda é in? Qual?
É out se você tiver que viajar horas pra chegar até um.  Uma passada numa Century 21 da vida resolve 90% das necessidades consumistas de qualquer um.

Que conselho você daria para um brasileiro que ainda não conhece New York (se é que existe algum!).
De só visitá-la no verão se você não se importar com o clima amazônico da cidade nessa época do ano, haha. Por outro lado, essa é a época em que – percebi – a cidade fica viva, lotada de programas gratuitos e bacanas. Pra quem gosta de música, NYC no verão é o paraíso.

Ao voltar pra casa, o que você sente que está levando de NY? Além do excesso de peso, é claro.
Um monte de imagens mentais de lugares que eu conheci primeiramente em filmes e livros. 🙂

Compartilhar com:
Comentários

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.