Ônibus em NY: só com um caminhão de paciência!

Semana passada, aqui na esquina de casa, duas novidades: a primeira, é que costruíram um novo ponto de ônibus expresso com abrigo e tudo. A segunda é que, ao lado, instalaram três máquinas: duas delas para emissão de Metrocard, pensei eu na minha inocência; e a terceira específica para moedas.

Já não era sem tempo, dialoguei com meus botões! Acabou o sufoco de correr atrás de uma estação de metrô ou de jornaleiro pra comprar uma Metrocard… Parece que a cidade ouviu as preces de milhões de habitantes e de turistas, concluí eu!

Só que eu estava redondamente, circularmente, esfericamente enganada. E descobri isso hoje, no feriado de Columbus Day, quando o novo “sistema” entrou em operação. Vou contar tudo.

Saio de manhã com o maridão (feriado, lembram-se?) pra tomar um ônibus na 2a. Avenida. E, como somos os dois possuidores de uma Metrocard, simplesmente olhamos as reluzentes máquinas (sim, elas estão em todos os pontos) e adentramos o coletivo (coletivo é bom, hein?). Na verdade, adentramos e fomos saídos.

Vou explicar por que: não interessa se você tem uma Metrocard ou $ 2.25 em moedas no bolso. Os ônibus expressos, antigos Limited, em New York, a partir de hoje, têm que ser pagos antes do embarque – exato, nas maquinhas que ficam na calçada. Claro que perdemos o comboio, pois o motorista não ia esperar que voltássemos até as maquininhas pra fazer nossos bilhetes.

Bem, voltamos às maquininhas só pra constatar open-mouthed (quer dizer, boquiabertos) que elas não vendem Metrocard!!! Sim, acreditem: elas existem simplesmente para que você, COM A SUA METROCARD QUE VOCÊ TEVE QUE COMPRAR EM ALGUMA ESTAÇÃO DE METRÔ OU EM ALGUM JORNALEIRO, imprima um bilhete de papel!

Foi o que fizemos: inserimos a Metrocard, a máquina cuspiu o ticket, e nós pegamos o próximo ônibus. Ah, tem mais: ninguém confere seu bilhete. Você entra no ônibus e pronto.  Segundo eles, vão checar por amostragem.

O bilhete do bilhete que eu já tinha.

O bilhete do bilhete que eu já tinha.

Fiquem avisados, portanto: pra tomar ônibus expresso em Nova York, ficou muito mais simples: basta você encontrar uma estação de metrô onde as máquinas funcionem (ou então um jornaleiro que tenha o cartão no valor que você está procurando) e comprar um Metrocard. Aí, chegando ao ponto (torcendo pra que ali também as máquinas funcionem) é só você inserir a Metrocard e imprimir um bilhete.

Ou é isso ou então você vai ter carregar moedas. Como são, no mínimo, nove moedas por viagem, é bom que você tenha sempre em mãos umas trinta e seis. Ou setenta e duas, pra você ficar mais tranquilo. Só evite ir a museus e outros edifícios públicos, onde o seu bolso vai fazer disparar qualquer alarme…

Enfim, a partir de hoje, quem vier a New York, que venha armado de paciência!

Compartilhar com:
Comentários
  • Nossa, que maluco esse sistema, hein? Pelo menos você já testou e nos mostrou o caminho correto 🙂

    11 de outubro, 2010
  • Era pra facilitar mesmo? Hahahhaa… Vou nem dizer a piada que eu já estava pensando, sobre a pessoa que pensou neste sistema.. hehe

    11 de outubro, 2010
  • Nossa senhora… isso vindo de NY é uma decepção, né? Nesse sentido Berlim tem muito a ensinar.

    11 de outubro, 2010
  • Vixe, quando a gente pensa que a vida vai simplificar as coisas… E, lendo seu post, me dei conta que NUNCA andei de onibus em NY! O metrozão conheço superdooper, mas agora pra conhecer os ônibus vai ficar,.. digamos… mais burocrático 😉

    11 de outubro, 2010
  • Sabe que pensei o mesmo que a Mari, acho que nunca andei de metro em NY…pelo menos agora a gente sabe como funciona…

    11 de outubro, 2010
  • Já era bem chata essa história de dinheiro contado e ainda inventam essa …

    11 de outubro, 2010
  • É muita gente pensando junto para facilitar a vida do povo… só pode ser 🙂
    Socorro, hein?!
    Ah… agora entendi com quem o TTC de Toronto está aprendendo novas formas de simplificar a vida dos usuarios de comboios (adorei esse portugues e portugal ehehe).
    bjs e saudades

    11 de outubro, 2010
  • Bom saber que essas coisas acontecem em qualquer lugar do mundo… até em NY.
    Melhor ainda é ter alguém como você que já fez o caminho das pedras pra facilitar a vida dos que vão chegar.

    14 de outubro, 2010
    • Então, só lhe resta vir, certo? 😉

      17 de outubro, 2010
  • Marcie, fiquei rindo sozinha lendos eu post. Eu moro na York e qd vi as maquinas na calcada na 2a avenida dei pulos de alegria pelo mesmos motivos ( ter comprar no metro ou no jornaleiro mal humorado). Fui olhar as maquinas e comecei a rir pq pro meu espanto as maquinas nao vendem bilhetes!! Ainda nao testei o novo sistema, mas a ultima vez que fui para downtown demorou muuuuuito e nem era hora do rush. Adoro seu blog.

    15 de outubro, 2010
    • Tania, obrigada pela visita! Vamos aproveitar este novo método de pegar ônibus para marcar um encontro, uma hora dessas? 😆

      17 de outubro, 2010
      • Oi Marcie. Vamos marcar sim. Ainda nao testei o onibus…Vou tentar em algum final de semana que deve ser mais tranquilo. Vi no blog da Majo sobre a ConVnVenção em NY e estou a disposicao se vcs precisarem de alguma ajuda. Abcs.

        19 de outubro, 2010
  • então vamos lá. para minhas dúvidas.. Isso vale para todas as linhas local and limited ???? Também gostaria de saber se já está funcionando em toda parte.
    Valeu !!!

    17 de outubro, 2010
    • Não, apenas para os antigos limited. Vamos ver o que eles vão inventar para os locais…! 😉

      17 de outubro, 2010
  • Também faltou perguntar … a identificação do local ou do limited vem no onibus não é ?

    17 de outubro, 2010
    • Sim, Fernanda: o antigo limited agora vem com o nome Special Service Bus. E tem uma faixa azul clara que o diferencia dos demais.

      17 de outubro, 2010
  • Marcie,

    Então os pontos dos limited ( atuais express) todos já tem a parafernália né ?
    Mas nestes pontos também os locals podem parar né ??
    Se eu trocar o meu metrocard pelo bilhete e vier o local ??????????
    Perco ????
    Enfim quantas mudanças … Estive por aí no inicio do ano ( março ) e nem me lembro do S S Bus.

    Obrigada pela paciência !
    Bjs,
    Fernanda

    18 de outubro, 2010
    • Então: este é mais um ponto contra este novo método: você tem que optar antes do ônibus chegar. Se você mudar de idéia ou o ônibus normal chegar antes, dançou… 😡

      18 de outubro, 2010
  • Uau !!!
    Que roubada !
    Ainda bem que cómpro o passe ilimitado… Mas tem aquele lance que não pode usar antes de 18min…é complicou mesmo.

    Super obrigada!
    Bjs,
    Fernanda

    18 de outubro, 2010
  • Hahahah essa tá otima !!
    Nova York está se abrasileirando rapidinho .. 😆

    19 de outubro, 2010
  • Também pensei em um apidainha geográfica, mas melhor não dizer 😉

    Não peguei ônibus por aí, mas é muito bom saber!

    beijos

    23 de outubro, 2010
  • Uma duvida, o Metrocard ilimitado nao funciona para os onibus expresos, certo?

    20 de maio, 2011
  • Outra pequena duvida. Vi também que a transferencia metro/onibus e vice-versa pode ser feita em até 2 horas? como é isso, nao entendi muito, posso fazer transferencia ate 2 horas depois que entro no metro? sao 2 horas por dia? realmente fiquei confuso, rsrsrs.

    21 de maio, 2011
    • Você tem um período de até duas horas para usar o mesmo bilhete, ou seja: sem ter que pagar novamente. Então, por exemplo, você pega um ônibus crosstown (leste-oeste ou oeste-leste) e pega um uptown-downtown (norte-sul ou sul-norte) sem pagar a mais por isso. É o chamado transfer.

      22 de maio, 2011
      • OK, mas no casso de um Metrocard Unlimited Ride nao terei esta limitacao, certo?

        22 de maio, 2011
        • Oi Hudson,

          Se vc fizer o transfer como a Marcie explicou acima, nao tera problemas, mas se tentar usar o unlimited na mesma direcao voce tera que esperar 18 minutos. Isso eh para evitar que duas pessoas usem o unlimited ao mesmo tempo. Espero que tenha ajudado. Tania

          22 de maio, 2011
  • Olha eu de novo. Se eu comprar um metrocard unlimited e for usar um onibus local precisarei retirar o bilhete no ponto de onibus? ou esse bilhete so se tira para o expreso? E mais uma, o onubus local vem com facil identificacao?

    31 de maio, 2011
    • Hudson, esse bilhete que você troca no ponto só funciona para os novos ônibus express – e, por enquanto, eles só correm na 1st e 2nd Avenues. De qualquer modo, eles são facilmente reconhecíveis pois têm uma luzinha piscando em cima, que dá pra ver de longe.

      E, se por acaso você trocar os bilhetes e vier um ônibus normal, você pode usar do mesmo modo: é só entregar o papelzinho pro motorista.

      1 de junho, 2011

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.