Diógenes e o homem honesto.

Como a história abaixo merecia ser contada, pedi que o maridão a escrevesse.

Todo mundo conhece a história de Diógenes, filósofo grego do sec. 4 AC: em plena luz do dia ele costumava caminhar por Atenas, com uma lanterna nas mãos, à procura de um homem honesto. Seguinte, Diógenes: hoje encontrei um.

Chegando a Paris no meio da tarde, tomei um taxi do aeroporto pra Saint Germain. E na hora de pagar a corrida – aflito com o congestionamento que se formava na rua estreita – desci rápido e esqueci minha mochila no banco! E, dentro da mochila, todos meus documentos, cartões de crédito, cartões de débito, agenda, equipamentos eletrônicos, o diabo.

Ao dar pela coisa, obviamente quando o taxi já tinha desaparecido de vista, quase tive uma síncope. Pior de tudo (sempre pode ser pior) é que não havia pedido recibo – o que eliminava qualquer tentativa de localizar o veículo. Mas, no desespero, tentei fazer alguma coisa com a ajuda de dois amigos, embora o esforço me parecesse meio inútil: ligar para uma cooperativa de taxi (sem nenhuma garantia de que fosse a do carro em questão) e perguntar sobre um Toyota preto que saíra 1 hora atrás do aeroporto de Orly em direção a Saint Germain.

Feitos os dois telefonemas, me coloco diante do prédio à espera de um milagre: a cooperativa localizar o carro, o motorista se interessar em voltar, a mochila ainda estar lá, etc, etc.

Bom, enquanto penso em tudo isso, toca meu celular americano! Do outro lado da linha, o motorista (falando um pouco de inglês e um pouco de francês) explica que encontrou minha mochila e revirou os documentos até achar meu número de telefone! Aleluia. Em dez minutos, chega ele com a mochila nas mãos.

E conta sua história: depois de nos deixar, havia levado um novo passageiro até um hotel de Montparnasse. Assim que o passageiro desceu, ele (motorista) descobriu a mochila. Ato contínuo, estacionou o taxi e correu para o hotel na tentativa de devolver a bolsa para o distraído passageiro. Que felizmente a recusou, dizendo não ser  de sua propriedade. Diante disso, não restava outra saída ao motorista senão “fuçar” nos documentos e encontrar meu telefone.

Bem, agradeci-o 50 vezes e procurei recompensá-lo pelo esforço. Depois de despedirmo-nos entre sorrisos, entrei no prédio. Olhei rapidamente a mochila (não o fizera no momento) e me pareceu tudo em ordem.

Passados 20 minutos, decido sair para a rua. E quem encontro na porta? De novo, o motorista! Para melhor vasculhar na mochila, ele havia retirado uma pasta de plástico e colocado no banco. Dentro dela, eu guardava uma série de documentos e também meu talão de cheques… Ele se desculpou por sua falha (imaginem!) e disse que agora não faltava mais nada.Novos apertos de mãos e agradecimentos.

Com a pasta na mão, reentrei no prédio e não pude deixar de pensar em Diógenes. Não sei que resultado o filósofo teve em Atenas, mas hoje, em Paris, eu encontrei um homem honesto.

Nota da Redação : apesar de o sistema não mostrar, este post gerou comentários. Para ler, é só clicar Comentários no final do texto.

Compartilhar com:
Comentários
  • Apesar de tudo e de todos, eu acredito nas pessoas. Sempre encontro gente honestas, digna, íntegra. Às vezes, me engano, é verdade. Raro, mas me engano. Mas acho que nosso estado de espírito – sempre positivo e operante – acaba nos trazendo só coisas boas! 🙂

    22 de outubro, 2009
  • Que delicia poder, como disse a Silvia, continuar acreditando nas pessoas!!!

    23 de outubro, 2009
  • Alguns taxistas (e outras pessoas e profissionais) nos surpreendem muito positivamente. Parece que aparecem nas nossas vidas de propósito, momentaneamente, para que não percamos jamais a esperança. E depois se vão, com a missão cumprida.

    31 de outubro, 2009
  • Emocionante essa historia! Que alegria única com esse gesto, olhar para o semblante do dono da mochila, feliz, tão feliz, como se houvesse ganhado um grande prêmio! Felizmente, todos nós que carregamos conosco, o principio da honestidade, agiríamos exatamente igual!

    1 de junho, 2019
  • Na casa dos 70a já encontrei várias pessoas de carácter e honestas. Lembro -me q no ano de 1992, após um dia de clínica, indo p/ meu apto em Icaraí, esqueci a pasta de I.Renda cm todos os docs q seriam declarados dentro de um táxi. Fiquei atônito! 3 horas depois, a portaria me liga dizendo q um taxista estava me esperando p/ entregar a tal pasta. Santo Deus, respirei aliviado. Quis dar uma gratificação, simplesmente, não aceitou, dizendo não ter feito aquilo por dinheiro.

    10 de julho, 2022

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.