New York faz bonito. De novo.

A nova jóia arquitetônica da cidade atende pelo nome de Cooper Union for the Advancement of Science and Art. O edifíco, desenhado por  Thom Mayne da Morphosis de Los Angeles,  fica no East Village. Mais exatamente, na 3a. Avenida entre as ruas 6 e 7. Bem na frente da Cooper Square, da qual emprestou o nome.

Apesar de fazer parte de uma entidade privada, o Cooper Union College, o prédio é pródigo em espaços públicos – uma tendência cada vez mais acentuada na cidade. Do ponto de vista de forma, alguém já o comparou a uma armadura medieval. Outros, à mesma armadura medieval – só que de um cavaleiro que acabou de receber um golpe de lança… Eles se referem, é claro, às grandes fendas que “welcome” a luz no interior do prédio.

É o que acontece toda vez que se inaugura um projeto mais ousado: tem que goste e tem também o contrário (o que no fundo é bom porque, convenhamos, unanimidade é um tédio). Na sua próxima visita a NY, confira: ele tem recebido críticas e elogios a torto e a direito. Principalmente a direito – mesmo porque é à direita que fica o também controverso velho prédio da Cooper Union Foundation. Que a fachada do novo reflete, talvez numa justa homenagem.

cooperfoundation1

Compartilhar com:
Comentários
  • NYC é sempre uma referência pra tudo e todos.
    É impossivel andar pelas ruas da cidade e não ficar encantado com as belezas e com as riquezas arquitetônicas. A culinária é uma diversidade que chega a encantar qualquer chefe e qualquer mortal.
    NYC é a prova viva de que ela nunca dorme, pois está sempre na frente em tudo…..seja na arte ou na technologia.

    13 de junho, 2009
  • ai eu achei lindo! super diferente!

    13 de junho, 2009
  • Marcie, aprecio muito esta onda de modernização da cidade! Sinal inequívoco de que New York não está “congelada” nos cenários e cartões postais de sempre.

    Aqui em São Paulo de vez em quando a gente até encontra um Ruy Ohtake com suas melancias e carambolas — também saudavelmente polêmicas.

    O resto… Ah, o resto é quase tudo neoclássico. (Tééééédio!)

    Outra ponta de inveja: os espaços públicos! (Não vou nem comentar o contraste com nosso cotidiano de jaulas e fortalezas.) 😉

    13 de junho, 2009
  • ADOREI esse prédio!!

    13 de junho, 2009
  • Modernérrimo..
    Love it!!
    =)

    15 de junho, 2009
  • Adorei, achei lindo!

    15 de junho, 2009

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.